25/03/2007

O aleijado ou o Coxo de nascença ou o coxo desde o ventre materno.

Os actos dos seguidores de Jesus dão continuidade aos actos do próprio Jesus. A cura de coxo de nascença nos faz lembrar muitas curas operadas por Jesus. Por exemplos as curas do coxo da piscina de Betzadá (Jo5,3s; Mt9,1-8; Mc2,1-12; Lc5,17-26), do cego de nascença (Jo9,1s; Mt9,27-31; 20,29-34 Mc8,22-26; Lc18,35-43).
Os Apóstolos depois de receber o Espírito Santo vão operar o seu primeiro milagre curando o aleijado colocado à porta Formosa. Não se sabe o nome do coxo aliás o relato não o mencionou. O não mencionar o nome do aleijado faz-nos pensar que o narrador de Lucas quis nos levar para além desta cura, isto é, para o Nome em que se curou este homem. O narrador lucano centra a sua atenção no nome de Jesus. Os Apóstolos João e Pedro pela voz de Pedro vão deixar claro que esta cura foi realizada no Nome do Santo, Justo, o príncipe da Vida. “ Pela fé no seu Nome, este homem que vedes e conheceis, recobrou as forças. Pela fé que dele nos que curou completamente este homem na vossa presença” Act3,16; portanto esta obra só se realizou através da fé que eles têm neste Nome. A cura pôs em destaque a fé dos apóstolos e ao mesmo tempo a consolidou. Ela (a cura) levou os Apóstolos a pregar com vivacidade e firmeza a Palavra fazendo elevar o número dos crentes a cinco mil. Este milagre está carregado de sentido. Em termo de lugar vamos assistir a uma deslocação, dum lugar de não culto para um lugar de culto, do impuro para o puro. Do fora de lugar para o Lugar (Templo) onde se vai louvar Deus. Deste modo, o primeiro milagre de Pedro e João vai se colocar na linha do universalismo do Reino de Deus.

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