A figura de Simão, o curtidor (9,43; 10,5.17), está envolta em alguma polémica. De facto, os intérpretes, à luz de Lv 11,31-40 e dado que os curtidores tinham contacto diário com as peles de animais mortos, são levados a considerá-los impuros. Deste modo, a atitude de Pedro, hóspede de Simão, tende a ser vista como um relaxamento na sua fidelidade para com a lei de Moisés. Contudo, o retrato que Lucas nos traça de Pedro vai exactamente no sentido oposto. De facto, a sua recusa, três vezes repetida, em comer animais impuros mostra que ele não questionava sequer o lugar de Moisés na sua vida pessoal (10,14-16; 11,8-10). Por outro lado, as proibições que se referem à impureza de animais mortos dizem respeito unicamente aos que morrem por causa naturais (Lev 11,31-40). Caso contrário, os próprios sacerdotes nos sacrifícios deveriam ser considerados impuros.
Na verdade, no tempo de Jesus, o ofício do curtidor não era considerado impuro. No entanto, era uma ocupação olhada com desprezo, uma vez que o processo da curtição exigia ácido e obrigava a que o curtidor lidasse diariamente com excremento de animais. Assim, a profissão do curtidor não era considerada desonrada, mas repugnante por causa do cheiro desagradável que se lhe associava.
Deste modo, o curtidor podia estar no lugar mais baixo da escala social, mas não era um proscrito religioso. Isto é sinal claro de como o Evangelho era prontamente aceite pelos pobres e pelos desfavorecidos. Neste sentido, a decisão de Pedro em residir em casa de Simão não é um sinal de uma atitude leviana perante a lei.
Na verdade, no tempo de Jesus, o ofício do curtidor não era considerado impuro. No entanto, era uma ocupação olhada com desprezo, uma vez que o processo da curtição exigia ácido e obrigava a que o curtidor lidasse diariamente com excremento de animais. Assim, a profissão do curtidor não era considerada desonrada, mas repugnante por causa do cheiro desagradável que se lhe associava.
Deste modo, o curtidor podia estar no lugar mais baixo da escala social, mas não era um proscrito religioso. Isto é sinal claro de como o Evangelho era prontamente aceite pelos pobres e pelos desfavorecidos. Neste sentido, a decisão de Pedro em residir em casa de Simão não é um sinal de uma atitude leviana perante a lei.
8 comentários:
Não. Não se trata de um esforço de auto-recreação ou tema e variações sobre mim mesmo. É apenas para dizer que cheguei tarde, mas já cá estou. Queria ainda lembrar ou dizer que Cornélio era a personagem na qual estava mais à vontade, mas, como já houve alguns posts neste sentido, fui obrigado a mudar. Lembro que a minha especialidade é Act 10,1-11,18, terreno que devem deixar livre para mim. É-me muito fácil pegar num dos muitos artigos que tenho e transcrevê-lo para aqui. Aqueles que têm vontade de trabalhar, podem fazê-lo com outro capítulo qualquer. Obrigado.
Quem escreveu este texto?
Quem escreveu este texto?
Quem escreveu este texto?
Gostei muito,
bom mesmo
Achei perfeitamente dentro do contexto e bem colocada as palavras. Gostei.
Gostei.muito bem explicado
Obrigada pela explicação clara!
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