10/04/2007

Actos dos Apóstolos em mais ou menos 15 linhas

Em Actos, é-nos relatado o percurso e missão dos Apóstolos depois da Ascenção de Cristo.
O Senhor Ressuscitado, marca-os com a missão que lhes destina, dizendo: "Mas recebereis uma força, a do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e a Samaria, e até aos confins da terra".Act. 1, 8
O autor de Actos apresenta-nos os Apóstolos e o substituto de Judas, Matias. A missão dos 12 é relatada com detalhes das peripécias por eles sofridas no decurso da sua missão.
A partir dos discursos de Pedro e das situações por ele vividas, vai-nos relatando a história dos restantes Apóstolos.
O autor apresenta mais 7 personagens, que irão participar também no relato e na missão dos 12.
A partir daí, um tem lugar de destaque, Estevão.
E é Estevão que introduz o próximo personagem, à volta do qual se irá desenrolar o resto do relato, Saulo, mais tarde Paulo.
Em Act. 9, temos a descrição da vocação de Saulo na estrada de Damasco e os seus primeiros passos no anúncio de Jesus.
Segue-se 10, 11 e 12 em que atenção da narrativa continua focada em Pedro e na sua ligação aos restantes Apóstolos.
Paulo surge no fim do cap. 12, e em 13 inicia-se a descrição da sua missão, em alternância com a de Pedro, (dá-se a controvérsia em Antioquia, com Pedro e Paulo como protagonistas principais. E o discurso de Pedro em Act.15 encerra a sua presença no relato), mas Paulo vai ganhando progressivamente o protagonismo do relato e passa a ser o elo de ligação aos restantes personagens. A partir de agora, Paulo é o centro do relato e é através dele, dos seus actos, discursos e atribulações que nos é narrada a história e resultados da sua missão.
A história da Igreja nascente e o proceso de evangelização por todo o mundo conhecido, é-nos narrada agora a partir de Paulo.

Nenhum comentário: