11/04/2007

De Lúcio a Lucas (tal como de Saulo a Paulo)

A profusão de nomes e lugares e uma cronologia confusa, torna problemática qualquer investigação dos Actos dos Apóstolos. E é o caso da identificação de Lucas, do próprio autor dos Actos. Lucas escreveu com uma modéstia frustrante, não dando informação sobre si próprio. E, no entanto, num relato tão extenso, algum indício deveria surgir.
É indubitável que Lucas acompanhou Paulo nas suas viagens. A descrição do naufrágio no Mediterrâneo, por exemplo, tem pormenores que só podem ter sido escritos por uma testemunha ocular. E Lucas deixa de usar “eles” para usar os “nós”, a partir de 16,10 (estavam em Tróade), sendo óbvia a sua presença em parte das missões de Paulo. Lucas permaneceu junto de Paulo até aos seus últimos dias em Roma, como testemunha o próprio Paulo.
Nos Actos não se nomeia Lucas, mas em 13,1-3 fala-se dum Lúcio (!): “Havia na igreja, estabelecida em Antioquia, profetas e doutores: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaen, companheiro de infância do tetrarca Herodes, e Saulo”. Este Lúcio de Cirene (Cirene era na altura um importante centro judeu) deve ser Lucas, por uma única vez referido em Actos (tal como Saulo é Paulo). Lucas é nome latino, no grego Loucas, versões simplificadas de Lucius ou Lucanus.
Nas cartas de S. Paulo referem-se ambos os nomes Lúcio e Lucas. Veja-se:
Cl 4,14 Saúda-vos Lucas, o caríssimo médico, bem como Demas.
2 Tm 4,10 pois Demas abandonou-me. Preferiu o mundo presente…
2 Tm 4,11 Apenas Lucas está comigo.
Na carta aos Romanos S. Paulo fala em Lúcio: Rm 16,21 Saúda-vos o meu colaborador Timóteo, assim como os meus concidadãos Lúcio, Jasão, e Sosípatro.Aqui surge um problema, que talvez os colegas conhecedores do grego possam resolver: Paulo era de Tarso mas Jasão era de Tessalónica e Sosípatro de Berea, para não falar de Lúcio que era de Cirene, logo concidadãos é uma tradução errada. Noutras Bíblias surge “parentes”, em inglês “kinsmen”. Lucas deve ser o nome cristão de Lúcio, e, pela sua lealdade a Paulo, pode ser, de facto, seu familiar.

Nenhum comentário: