Deus sujeito das provações
Génesis 3,1-19: Deus prova o homem por uma prescrição;
Génesis 3,1-19: Deus prova o homem por uma prescrição;
Génesis 22, 1-19: Deus prova Abraão, citação este que é posteriormente recordada pela tradição
judaica (Eclo 44,20; Jdt 8,25-27; 1 Mac 2,52);
Deus prova Job (livro de Job);
A grande maioria dos textos fala numa provação da parte de Deus, que intervém na vida de um homem para experimentar a sua fidelidade (Ex 16,4; 20,20; Dt 8,2; Jz 2,22), nomeadamente na literatura sapiencial, onde a provação por doenças ou outros males se interpreta como o meio pelo qual Deus sujeita o homem a uma prova e, no caso de ele aguentar a prova, revela-se de maneira mais íntima. Este é o novo paradigma da fé de Israel que se revela no tempo de Job e que vence sobre a teoria da retribuição. A provação da parte de Deus torna-se cada vez mais uma educação para a maturidade espiritual, sendo até uma manifestação do amor de Deus.
Homem sujeito das Tentações
Êxodo 17,1-1: o povo tenta contra Deus murmurando contra Ele abertamente
e duvidando da sua providencia. Tentar a Deus equivale a duvidar do seu poder; é, portanto, um sinal de incredulidade (Sab 1,2): Deus é desafiado para manifestar o seu poder. Exigir um sinal para confirmação de uma profecia pode ser interpretado como “tentar” a Deus (Is 7,11ss).
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