Na carta de Tiago não encontramos este campo semântico do bem pouco desenvolvido aparecendo apenas como καλῶς ποιέω, ou seja, fazer bem mas não com o vocábulo utilizado na carta de Pedro. Apenas encontramos três vezes a expressão de bem explicitamente e não através de outras palavras do seu campo semântico como na primeira carta de Pedro.
As três vezes em que esta expressão aparece pretende exortar os cristãos, primeiro a cumprir conforme a escritura a lei real de amar o próximo como a si mesmo, pois isso é fazer o bem. Segundo, acreditar que há um só Deus não caindo na idolatria. Por último, há uma reivindicação pelo bem, pois se alguém sabe que deve fazer bem e não o pratica, comete pecado.
Portanto, ao comparar-mos estas duas cartas damo-nos conta de que estamos em campos diferentes. A carta de Tiago parece muito mais moral e ética dando pistas concretas na prática do bem para que a fé não desfalecesse. Equivale-se o bem à prática do amor, ao acreditar no único Deus e em fazer o bem porque se sabe se isso não acontecer comete pecado. Na primeira de Pedro toma-se o bem por si mesmo sem especificar práticas concretas mas generalizando exortando à prática do bem em contraposição ao mal.
As três vezes em que esta expressão aparece pretende exortar os cristãos, primeiro a cumprir conforme a escritura a lei real de amar o próximo como a si mesmo, pois isso é fazer o bem. Segundo, acreditar que há um só Deus não caindo na idolatria. Por último, há uma reivindicação pelo bem, pois se alguém sabe que deve fazer bem e não o pratica, comete pecado.
Portanto, ao comparar-mos estas duas cartas damo-nos conta de que estamos em campos diferentes. A carta de Tiago parece muito mais moral e ética dando pistas concretas na prática do bem para que a fé não desfalecesse. Equivale-se o bem à prática do amor, ao acreditar no único Deus e em fazer o bem porque se sabe se isso não acontecer comete pecado. Na primeira de Pedro toma-se o bem por si mesmo sem especificar práticas concretas mas generalizando exortando à prática do bem em contraposição ao mal.
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