17/04/2007

Um homem aleijado dos pés- desenvolvimento do personagem

O homem sem nome, que Paulo vê sentado no chão, impossibilitado desde a nascença de se mover, é curado da sua enfermidade pela acção de Paulo e pela sua própria fé.
Este homem que tinha escutado as palavras de Paulo, ao ver os olhos do Apóstolo fixados nos seus, mostrou a sua fé e foi curado.
Deu um salto, perante a ordem de Paulo de que se pusesse direito sobre os pés, e começou a andar.
A multidão que assistiu, desde logo julgou estar na presença real de dois deuses, Mercúrio e o próprio Júpiter.
Os sacerdotes de Júpiter logo quiseram recebê-los com touros adornados de flores para os oferecer em sacrifício.
Paulo e Barnabé, num gesto de repúdio e de humildade, rasgaram os seus mantos e apresentam-se como seres humanos, sofredores e frágeis como eles.
Paulo, porque era o que falava, é confundido com Mercúrio, o mensageiro dos Deuses, e Barnabé, pelo próprio rei dos deuses.
É interessante que um dos símbolos de Mercúrio, sejam umas sandálias aladas, e são os pés do homem que Paulo cura. Os pés que o impedem de se mover, de andar, de se por direito, erecto, como um homem.
Percebe-se a sugestão da multidão que é o próprio Mercúrio que ali está presente, anunciando pelo seu gesto a glória dos deuses do Olimpo.
Mas Paulo e Barnabé são afinal homens, homens portadores da Boa Nova, a notícia do Deus vivo, que tudo pode, que tudo criou, deixando os homens crescer nas suas escolhas, sempre fazendo o bem e zelando pela sua obra criada, pelas suas criaturas.
É a Ele e não aos deuses que devem agradecer o alimento, as chuvas e a alegria dos seus corações, pois ele é o seu alimento.
Mas a multidão escutou, mas não ouviu, ao contrário do homem sem nome. Ele escutou e ouviu, e por isso se pôs em pé e andou. A multidão ficou parada, procurando oferecer sacrifícios, não ouvindo aqueles que assim lhes falavam.
Eles, que julgavam estar na presença de deuses, não foram capazes de ouvir a palavra que os esclarecia, pois uma única era a sua preocupação, oferecer sacríficio, e no meio do ruído esqueceram o principal, escutar e ouvir para saber,compreender e partilhar da mensagem e da graça que tinham presenciado.

Nenhum comentário: