21/04/2007

Actos 10,44-48


A descida do Espírito Santo em casa de Cornélio: o dom do Espírito Santo é derramado. O verbo “derramar”: extravasar, dar muito, e de modo exagerado. A indicar a abundância do dom do Espírito. E isso acontece com os pagãos, daí o espanto e admiração dos fiéis circuncisos. Depois, os que receberam o Espírito Santo são baptizados em nome de Jesus.
Uma pergunta: qual a necessidade do baptismo, uma vez que já tinham recebido o Espírito Santo?

Actos 8-9

Exercício di leitura

Cap 8: início da perseguição dos cristãos após a morte de Estêvão; o evangelho é anunciado fora de Jerusalém; Filipe anuncia na Samaria, baptiza o eunuco etíope; Pedro e João São enviados de Jerusalém à Samaria – imposição das mãos e a comunidade recebe o Espírito Santo.

Cap 9: conversão de Paulo – visão de Jesus ressuscitado na estrada para Damasco, recebe o Baptismo por meio de Ananias; Jesus revela a Ananias o seu plano de anúncio da Boa-Nova no qual Saulo deverá se empenhar: o anúncio aos pagãos, reis, filhos de Israel; Saulo, depois de três dias após a recuperação da visão, começa imediatamente a pregar; Saulo foge de Damasco; vai à Jerusalém, onde é conduzido aos Apóstolos por Barnabé; confessa corajosamente o nome de Jesus; perseguido, pelos helenistas, foge para Cesareia e chega a Tarso; Pedro cura Eneias - o paralítico de Lida, ressuscita Tabitá em Jope.

Personagens: cap 8 – Saulo (cap 9 v 11 Saulo de Tarso), Estêvão, os Apóstolos, homens piedosos, Filipe (ligado à Filipe: o eunuco etíope), Simão mago, multidões, homens e mulheres, Pedro e João, rainha Candace da Etiópia (citada), profeta Isaías (citado), discípulos do Senhor, possessos, espíritos malignos, paralíticos, coxos.
Cap 9: Saulo, Sumo Sacerdote, Senhor (na visão de Saulo), companheiros de viagem de Saulo, Ananias (discípulo de Jesus), Judas (de Damasco), os santos (discípulos), sumos sacerdotes, discípulos de Damasco, pagãos, reis, filhos de Israel, judeus de Damasco, samaritanos, helenistas de Damasco, Eneias - o paralítico curado por Pedro, discípulos de Jerusalém, Barnabé, Pedro, santos de Lida (também nomeados como discípulos de Lida), habitantes de Lida, Tabitá (também nomeada como Dorcas), discípulos de Jope, viúvas de Lida, Simão – curtidor.

Lugares: cap 8 - Judeia, Samaria, Jerusalém, aldeias da Samaria, Gaza, Azoto, Cesaréia, prisão, casas (dos discípulos)
Cap 9 - em Damasco: sinagogas, rua Direita portas da cidade; Céu, Tarso, Galileia, Cesaréia, Judeia, Jerusalém, Samaria, Lida, planície de Saron, Jope, casa de Tabitá (sala de cima).

A Palavra: cap 8 - v 4 a palavra da Boa-Nova; v 12 a Boa-Nova do Reino de Deus, v 14 a palavra de Deus, v 25 a palavra do Senhor, v 25 e 40 a Boa-Nova, v 35 Boa-Nova de Jesus.
Cap 9 - v 15: "levar o meu nome perante os pagãos, aos reis e aos filhos de Israel".

Jesus: cap 8 - v 5 Cristo, v 12 nome de Jesus Cristo, v 16 Senhor Jesus, v 37 Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Cap 9: vv. 1.27.35 Senhor, v 5 Jesus, vv 10.11.13.15.17 Senhor, v 12 o teu nome, vv. 15.16 meu nome, vv 17 Jesus, v 20 Jesus Filho de Deus, vv. 21.27 nome de Jesus, v 28 nome do Senhor, v 22 Jesus o Messias, v 31 Senhor, v 34 Jesus Cristo.

O Espírito Santo: cap 8 - vv. 15.17.18.19; v 29 o Espírito; v 39 o Espírito do Senhor.
Cap 9: vv. 17.31 Espírito Santo.

Deus: v 11 Força de Deus; v 20 Dom de Deus; v 21 Deus; vv. 22.24.25 Senhor; v 26 Anjo do Senhor.

19/04/2007

Comentário

Achei interessante as postagens do Rui Fernandes a respeito do apóstolo João. Porque aparece como figura tão secundária no relato de Actos, quando no Evangelho tem papel principal? Queria fazer uma pequena correcção: Filipe que vai evangelizar na Samaria, não é um dos 12, mas um dos 7 diáconos helenistas.

18/04/2007

Pedro Fala!




Act 2, 14-41

QUE TEMAS À VOLTA DOS ACTOS DOS APÓSTOLOS!

1. PRÓLOGO E ASCENSÃO DE CRISTO (1,1-11)
- A PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO
- ASCENSÃO DE JESUS

2. A IGREJA DE JERUSALÉM (1,12-2,47)
- A ELEIÇÃO DE MATIAS
- A VINDA DO ESPÍRITO SANTO
- O PRIMEIRO DISCURSO DE PEDRO
- A PRIMEIRA COMUNIDADE CRISTÃ

3. PRIMEIRAS MISSÕES (3- 8)
- SEGUNDO DISCURSO DE PEDRO
- PEDRO E JOÃO NO SINÉDRIO
- ANANIAS E SAFIRA
- OS APÓSTOLOS NO SINÉDRIO
- A INSTITUIÇÃO DOS SETE
- O DISCURSO E LAPIDAÇÃO DE ESTÊVÃO

4. CONVERSÃO DE PAULO (9-11)
- BAPTISMO DE PAULO
- PAULO EM JERUSALÉM
- IGREJA DE ANTIOQUIA

5. MISSÃO DE BARNABÉ E PAULO (13,1-15,5)
- PAULO E BARNABÉ ENTRE OS PAGÃOS
- CONCÍLIO DE JERUSALÉM.

6. MISSÕES DE PAULO (15,35-21,26)
- PAULO E TIMÉTEO
- FUNDAÇÃO DA IGREJA DE FILIPOS
- DISCURSOS DE PAULO NO AREÓPAGO
- TERCEIRA VIAGEM DE PAULO
- MOTIM DOS OURIVES EM ÉFESO
- CHEGADA DE PAULO A JERUSALÉM

7. PAULO PRISIONEIRO DE CRISTO (21,27-28,31)
- PRISÃO DE PAULO;
- PAULO EM CESAREIA;
- VIAGEM DE PAULO A ROMA;
- O NAUFRÁGIO;
- PAULO E OS JUDEUS DE ROMA.

8. EPÍLOGO (28,30-31)

17/04/2007

Um homem aleijado dos pés- desenvolvimento do personagem

O homem sem nome, que Paulo vê sentado no chão, impossibilitado desde a nascença de se mover, é curado da sua enfermidade pela acção de Paulo e pela sua própria fé.
Este homem que tinha escutado as palavras de Paulo, ao ver os olhos do Apóstolo fixados nos seus, mostrou a sua fé e foi curado.
Deu um salto, perante a ordem de Paulo de que se pusesse direito sobre os pés, e começou a andar.
A multidão que assistiu, desde logo julgou estar na presença real de dois deuses, Mercúrio e o próprio Júpiter.
Os sacerdotes de Júpiter logo quiseram recebê-los com touros adornados de flores para os oferecer em sacrifício.
Paulo e Barnabé, num gesto de repúdio e de humildade, rasgaram os seus mantos e apresentam-se como seres humanos, sofredores e frágeis como eles.
Paulo, porque era o que falava, é confundido com Mercúrio, o mensageiro dos Deuses, e Barnabé, pelo próprio rei dos deuses.
É interessante que um dos símbolos de Mercúrio, sejam umas sandálias aladas, e são os pés do homem que Paulo cura. Os pés que o impedem de se mover, de andar, de se por direito, erecto, como um homem.
Percebe-se a sugestão da multidão que é o próprio Mercúrio que ali está presente, anunciando pelo seu gesto a glória dos deuses do Olimpo.
Mas Paulo e Barnabé são afinal homens, homens portadores da Boa Nova, a notícia do Deus vivo, que tudo pode, que tudo criou, deixando os homens crescer nas suas escolhas, sempre fazendo o bem e zelando pela sua obra criada, pelas suas criaturas.
É a Ele e não aos deuses que devem agradecer o alimento, as chuvas e a alegria dos seus corações, pois ele é o seu alimento.
Mas a multidão escutou, mas não ouviu, ao contrário do homem sem nome. Ele escutou e ouviu, e por isso se pôs em pé e andou. A multidão ficou parada, procurando oferecer sacrifícios, não ouvindo aqueles que assim lhes falavam.
Eles, que julgavam estar na presença de deuses, não foram capazes de ouvir a palavra que os esclarecia, pois uma única era a sua preocupação, oferecer sacríficio, e no meio do ruído esqueceram o principal, escutar e ouvir para saber,compreender e partilhar da mensagem e da graça que tinham presenciado.

Nova personagem- Um homem aleijado dos pés- Act. 14, 8-18

"Um homem aleijado dos pés, vivia lá sentado, coxo desde o seio da mãe" Act. 14, 8
Este homem, sem nome, é-nos apresentado pela sua deficiência de nascença, que o obrigava a estar parado, sentado no mesmo sítio.
Vivia em Listra, onde ouve Paulo falar.
Paulo repara nele e cura-o, dizendo-lhe"Levanta-te direito sobre os teus pés!". Act. 14, 9
Depois de ouvir a voz forte de Paulo, o homem "deu um salto e começou a andar". Act. 14, 10
Este homem é curado por Paulo, depois de ver que ele tinha fé para ser curado, e na presença das multidões que logo se levantaram e na sua lingua chamaram Mercúrio a Paulo e Júpiter a Barnabé .
Barnabé e Paulo de imediato repudiam o título e apresentam-se como "seres humanos sujieitos ao mesmo sofrimento". Act. 14, 15
E anunciam "a Boa Nova para a conversão do Deus vivo" Act. 14, 15, que lhes permitiu agir assim, não pelo seu mérito mas porque Deus "não deixou de dar testemunho de si mesmo fazendo o bem" Act. 14, 17.

16/04/2007

S. Barnabé

S. Barnabé

O seu nome era José, mas os Apóstolos chamavam-no pelo sobrenome de Bárnaba ou Barnabé, que significa filho da consolação. Pelos seus bons dotes de pregador, S. Barnabé ocupa lugar de destaque na Igreja de Jerusalém. Introduz Saulo no meio dessa comunidade, quando todos desconfiavam do antigo perseguidor. Segundo alguns, Barnabé e Saulo tinham-se conhecido na Escola de Gamaliel .
Chegam a Jerusalém notícias sobre o fervor da comunidade cristã de Antioquia e sobre o número grande de gentios que abraçavam a fé. Os anciãos resolveram enviar alguém de confiança para lá, e foi eleito Barnabé. Posto lá, precisou de um colaborador e lembrou-se do seu amigo Saulo, retirado na Cilícia. Mais tarde, juntou-se-lhe João Marcos, sobrinho de Barnabé; e dirigiram-se directamente a Chipre. Desembarcaram em Salamina e começaram logo a pregação, nas sinagogas dos Judeus.
De Chipre dirigiram-se para a Ásia Menor e desembarcaram na costa da Panfilia, para evangelizar toda a parte Sul da província romana da Ásia. Seguiram por Icónio, Derbe e listra, cidades da Licaónia. Em Listra curaram um coxo e a gente começou a aclamá-los como deuses. De Paulo diziam que era Mercúrio e de Barnabé, pela maior estatura, que era Júpiter, o pai dos deuses. Queriam adorá-los e oferecer-lhes sacrifícios, até que eles conseguiram convencê-los de que eram homens mortais como a outra gente.
De Antioquia subiram para Jerusalém e tomaram parte nas deliberações do primeiro concílio apostólico, entre os anos de 49 e 50. Todos louvaram publicamente o zelo dos dois missionários, os amadíssimos Barnabé e Paulo, que expuseram as vidas pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.