16/04/2007

S. Barnabé

S. Barnabé

O seu nome era José, mas os Apóstolos chamavam-no pelo sobrenome de Bárnaba ou Barnabé, que significa filho da consolação. Pelos seus bons dotes de pregador, S. Barnabé ocupa lugar de destaque na Igreja de Jerusalém. Introduz Saulo no meio dessa comunidade, quando todos desconfiavam do antigo perseguidor. Segundo alguns, Barnabé e Saulo tinham-se conhecido na Escola de Gamaliel .
Chegam a Jerusalém notícias sobre o fervor da comunidade cristã de Antioquia e sobre o número grande de gentios que abraçavam a fé. Os anciãos resolveram enviar alguém de confiança para lá, e foi eleito Barnabé. Posto lá, precisou de um colaborador e lembrou-se do seu amigo Saulo, retirado na Cilícia. Mais tarde, juntou-se-lhe João Marcos, sobrinho de Barnabé; e dirigiram-se directamente a Chipre. Desembarcaram em Salamina e começaram logo a pregação, nas sinagogas dos Judeus.
De Chipre dirigiram-se para a Ásia Menor e desembarcaram na costa da Panfilia, para evangelizar toda a parte Sul da província romana da Ásia. Seguiram por Icónio, Derbe e listra, cidades da Licaónia. Em Listra curaram um coxo e a gente começou a aclamá-los como deuses. De Paulo diziam que era Mercúrio e de Barnabé, pela maior estatura, que era Júpiter, o pai dos deuses. Queriam adorá-los e oferecer-lhes sacrifícios, até que eles conseguiram convencê-los de que eram homens mortais como a outra gente.
De Antioquia subiram para Jerusalém e tomaram parte nas deliberações do primeiro concílio apostólico, entre os anos de 49 e 50. Todos louvaram publicamente o zelo dos dois missionários, os amadíssimos Barnabé e Paulo, que expuseram as vidas pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário: