22/04/2007

1ª viagem missionária de Paulo 13, 1-14,28

Na igreja de Antioquia estavam celebrando o culto e o Espírito Santo escolhe o primeiro e o último da lista que apresenta Lucas, Barnabé e Saulo. Até aqui a figura de Banabé é mais importante que Saulo.
A partir do vers 9, Saulo está em Pafos, na Ásia menor. Daqui em diante Lucas passa a chamá-lo de Paulo, que se torna o protagonista da narração.
No primeiro discurso aos judeus de Antioquia de Pisidia, Paulo não encontra nenhuma resistência por parte desses, pelo contrário, é convidado a voltar e a repetir o discurso no sábado seguinte, e muitos dos judeus e prosélitos seguem a Barnabé e a Paulo.
Por que essa não resistência por parte dos judeus?
Já no sábado seguinte, a multidão presente faz com que os judeus se encham de inveja, e respondem com blasfémias o anúncio de Paulo e Barnabé.
Lucas coloca a palavra “desassombradamente” na resposta de Paulo e Barnabé aos judeus, a indicar que os dois não estão com nenhum receio ou medo dos judeus, dá a ideia clara de que estão possuídos pela força do Espírito Santo para anunciar a Boa-Nova. Diante da recusa dos judeus, dali em diante anunciarão a palavra de Deus aos pagãos.

Nenhum comentário: