03/05/2007

Sereis minhas testemunhas... até aos confins da terra

Muitos autores, referem a autoria dos Actos dos Apóstolos a Lucas, companheiro de viagem de Paulo e autor do terceiro evangelho.
Este livro, tem como objectivo principal, narrar a história das origens do cristianismo, a sua expanção, partindo do acontecimento experiencial Pós-Pascal da glorificação de Cristo por parte dos discípulos do Senhor. O livro inicia com um Prólogo, onde põe de manifesto, o acontecimento da Ascensão. A seguir, divide-se em cinco partes fundamentais: 1) a Igreja de Jerusalém, onde são-nos apresentados os discípulos e o Pentecostes como motor que vai impulsionar toda a missão; 2) as primeiras missões, onde aparece o martirio de Estevão e a conversão de Paulo como eixos centrais dos Actos; 3) missão de Paulo e Barnabé, instrumentos do Espírito de Cristo para levar a mensagem da palavra do Evangelho aos gentios; 4) as missões de Paulo, realizada sem a presença de Barnabé, mas em companhia dos seus colaboradores; Paulo prisioneiro de Cristo, um momento crucial, em que ele é levado a Roma para ser julgado pelo imperador Cesar. Ali anuncia o Reino de Deus e de Jesus Cristo com toda valentia. O seu fundamento é a fé em Cristo ressuscitado, base do Kerigma apostólico, o qual prevalece no testemunho dos apóstolos.
É um livro cativante que sem ter uma continuidade, conta factos experienciais da presença do ressuscitado na comunidade cristã primitiva.

Nenhum comentário: