09/03/2007

ACTOS DOS APÓSTOLOS EM POUCAS PALAVRAS

O livro dos Actos dos Apóstolos narra uma série de episódios relacionados com a origem da Igreja, desde a Ascensão do Senhor até ao primeiro cativeiro de Paulo em Roma. No capítulo Introdutório (Capítulo I), são narrados os acontecimentos anteriores ao início da actividade missionário dos Apóstolos, desde o dia da Ascensão até Pentecostes.
Nos capítulos 2 a 12, que tem por figura central Simão Pedro, descreve os primórdios da Igreja em Jerusalém, Samaria, Antioquia e o início da evangelização dos gentios em território da Palestina. Nesta parte, inserem-se o relato do martírio de Estêvão e a conversão de São Paulo.
A partir de capítulo 13 a 21,16 tem por figura central o apóstolo Paulo do qual descreve as três viagens missionárias. Insere-se nessa parte a história do Concílio de Jerusalém, no qual reaparece mais uma vez a figura de Pedro como chefe do colégio episcopal. A partir do capítulo 21,17 até ao fim, narra as vicissitudes de Paulo como prisioneiro, primeiro em Jerusalém, depois em Cesareia. Em seguida a sua vagem marítima para Roma.
O livro dos Actos dos Apóstolos termina com a informação de cativeiro de Paulo na capital do império que durou dois anos.

Nenhum comentário: