08/03/2007

Um olhar sobre os "Actos dos Apóstolos"

O Livro dos Actos dos Apóstolos, organizado em 28 capítulos, relata a vida da Igreja logo depois da Ressurreição de Jesus e o modo como o Espírito Santo operava nela realizando maravilhas através dos Apóstolos.
Os primeiros capítulos evidenciam muito a figura de Pedro que, juntamente com João, operava grandes prodígios, causando, desta forma, um certo mal-estar entre as autoridades judaicas.
Há a referência também ao modo de viver das primeiras comunidades cristãs que, por irem aumentando quotidianamente, levou os Apóstolos a instituirem os “sete homens” para o serviço das mesas, entre os quais se destaca Estevão que pronuncia um longo discurso no capítulo 7 fazendo uma anamnese de toda a historia salutis.
O livro dos Actos dos Apóstolos refere também a expansão da Igreja e a perseguição que sofreu, evidenciando a figura de Paulo, um fariseu zeloso que, num primeiro momento devastava a Igreja e, tendo tido a experiência do encontro com Jesus Ressuscitado, torna-se também um Apóstolo que terá como missão evangelizar os povos pagãos. Assim, a partir do capítulo 13, os Actos apresentam a missão de Paulo fazendo também referência a todas as vicissitudes que teve de sofrer por anunciar o nome de Jesus.

Nenhum comentário: