10/03/2007

O livro dos actos dos Apóstolos em poucas palavras


O livro dos actos dos Apóstolos relata os eventos que se sucederam na Igreja cristã primitiva, mostrando como a fé se propagou no mundo mediterrâneo de então. Trata-se dum Livro de 28 capítulos cuja autoria foi atribuída a Lucas pela tradição. Os actos dos Apóstolos trazem no primeiro capítulo, o relato sobre os últimos dias de Jesus com os discípulos antes da ascensão. Ao longo destes 28 capítulos estão relatadas as actividades de Pedro e de Paulo, e dos seus companheiros.
Na Igreja de Jerusalém, depois da eleição de Matias, os apóstolos receberam o Espirito Santo (1,12-6,7), Pedro anuncia a Palavra, cura um aleijado e um paralítico, ressuscita Tabitá e todos vivem uma vida em comum, partilhando os bens. Ananias e Safira morreram por ter sido infiéis a este ideal (Act 5,1ss).
Por causa dos milagres feitos em nome do ressuscitado, os apóstolos vão sofrer muitas vezes a prisão mas pela a intervenção divina vão se encontrar em libertação. Gamaliel intervém a favor dos apóstolos. A prisão e o martírio de Estêvão marcam a expansão da Igreja fora de Jerusalém (6,8-12,25). Paulo entra em cena, no primeiro momento como testemunha do martírio de Estêvão. Pouco ao pouco, do feroz perseguidor dos cristãos, Paulo torna-se o apóstolo de Jesus ressuscitado e coloca-se ao serviço do Evangelho. A sua missão fora de Jerusalém consiste em três grandes viagens, [1ª viagem (13,1-14,28), 2ª viagem (15,35-18,22), 3ª viagem (18,23-21,26)] durante as quais, Paulo com Barnabé, e depois com Silas pregaram o Evangelho aos gentios. Paulo, assim como Pedro, com a força da Palavra vai realizar os milagres e cura, e ressuscitar um jovem morto…

Um comentário:

Yara Larice da Cruz disse...

O livro dos Atos dos Apostolos, e o livro da manifestacao, accao, presenca, mover, atitude, vulcao do Espirito Santo. Neste livro, podemos ver o E.Santo duma maneira evidente, porisso eu convido a cada um que abrir esta pasta que se alimente e se delicie neste livre (A. ds Apostolos).