09/03/2007

Os Actos dos Apostolos

O livro dos Actos dos Apóstolos conta a história do cristianismo em formação. O cristianismo forma-se pela acção dos Apóstolos que receberam o Espírito Santo e que a partir daí partem no anúncio de Cristo ressuscitado.
Esta história marcada por uma abundância enorme de personagens e de lugares desenrola-se sobretudo a partir de duas grandes personagens que são Pedro e Paulo.
Neste sentido dos vinte e oito capítulos que constituem o livro, nos primeiros onze livros temos a história centrada à volta de Pedro. Assim, temos Pedro que profere discursos, que realiza milagres e que por fim é preso. No entanto, a par desta centralidade da acção de Pedro temos também a descrição das primeiras comunidades cristãs, bem como a escolha de diáconos, onde temos o discurso de Estêvão e a sua morte e aqui a primeira referência a Saulo.
Assim, a partir do capítulo sétimo temos o início da actividade Saulo que primeiro persegue a Igreja mas que depois converte-se em Damasco.
Paulo pelas viagens vai a vários lugares evangelizar, mostrando que o cristianismo capta-se pelo testemunho daqueles que seguiram Jesus. Paulo vai sobretudo pregar o evangelho aos denominados gentios passando grandes dificuldades sobretudo no confronto com os judeus que defendiam a circuncisão. Paulo e aqueles que o acompanhavam tal como Pedro acabaram por ser presos. Paulo é preso em Jerusalém e é julgado pelo Sinédrio, no entanto recebendo uma aparição do Senhor, é-lhe dito que vai até Roma e os Actos terminam com Paulo em Roma, vivendo em casa própria acompanhado por um soldado, a pregar aos romanos a Palavra de Deus.

Nenhum comentário: