10/05/2007

ALEGRIA

A palavra que escolhi para acompanhar o estudo da Carta de São Tiago e da I Carta de São Pedro é a palavra ALEGRIA, juntando obviamente o verbo ALEGRAR(-SE).
A Alegria -Cará aparece em Tiago 1,2 e 4,9 e na I Pedro aparece em 1,8. O verbo Alegrar Cairw aparece em Tiago 1,1 e I Pe 4,13.
O cristianismo das origens colide sempre com a realidade que encontra, há um impacto vital: assim foi numa primeira época com o judaísmo, numa segunda com o helenismo, e numa terceira com o Império Romano. E assim continua a ser há dois mil anos! Perante os impactos, a atitude dos cristãos deve ser a alegria, em todas as situações, mesmo nas mais adversas. A isso exortam as Cartas visadas neste estudo. O cristianismo nascente tem que ser marcado pela alegria, sob o risco de sucumbir ao desânimo.
Mas o que é a alegria? É de facto preciso ser alegre quando se faz a experiência de Cristo? Há motivos para ser alegre? Quais é que a Carta de São Tiago e a I Carta de São Pedro apresentam? E mesmo perante as adversidades? Porque é que estes textos cristãos das origens exortam à alegria?
É este o caminho que espero poder fazer com esta palavra, sem sucumbir ao desânimo de tanto trabalho!!!

Nenhum comentário: