12/05/2007

A relevancia e a diferença da Palavra "Fé" em Tiago e I Pedro

Tanto na Primeira carta de São Pedro como em Tiago, a palavra "Fé" é considerada como o "centro" ou "coração" da carta. Ambos os dois, ao utilizarem esta palavra, referem-se ao mesmo tempo uma fé posta em Deus que leva à salvação e perfeição. Para chegar a esta, os dois falam da fé que é necessária passar pelo sofriento.
O que marca a diferença é, a fé em Tiago é uma fé que exige a obra concreta. Para Tiago, a fé verdaderia é a fé que pratica na obra (2, 18), pois, a fé sem obra é inútil e morta (2,17). A fé que passa por sofrimentos terá a paciência. O homem que realiza a fé nas obras concretas tornará um justo. Esta mesma fé diz Tiago, pode enriquecer a pessoa. Parece que Tiago não está de acordo com o conceito da fé que justifica o homem.
Quanto na Primeira carta de são Pedro, a fé pode justifica a pessoa (3,16) ou seja, a fé é capaz de conquistar as pessoas que não acreditam (3,1), pois, ela vale muito mais do que Ouro, (1,7). Pedro exorta que ame os irmãos na fé. Isto implica que os nossos irmãos são sinais da presença de Cristo. A fé na I Pedro é capaz de ultrapassar os sofrimentos humanos.

Nenhum comentário: