11/05/2007

Resumo 'Actos'

O autor dirige a Teófilo a narração sobre aquilo que aconteceu com Jesus: desde o início até quando foi arrebatado ao céu; como Jesus apareceu aos seus apóstolos depois de sofrer a Paixão, falando-lhes do reino de Deus; e como preanunciou a vinda do Espírito santo, para serem Suas testemunhas em Jerusalém, na Judeia, na Samaria, e até ao fim do mundo. Por fim, elevou-Se aos céus.
Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão o zelador e Judas, irmão de Tiago, e ainda Matias, juntos em oração com Maria, mãe de Jesus, e outras mulheres, receberam cada um umas línguas de fogo: ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar várias línguas.
Os Apóstolos anunciam a salvação em Jesus Cristo, operam milagres e curas, são perseguidos e presos pelos príncipes do povo e pelos anciãos, e muitos acreditam neles.
Depois do martírio de Estêvão, quando Saulo perseguia a Igreja em Jerusalém, a caminho de Damasco, inundou-o uma luz fulgurante vinda do céu; Jesus anuncia-lhe, por meio de uma visão, que deve levar o Seu nome aos gentios, aos reis e aos filhos de Israel. Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus era filho de Deus.
Pedro, em Jope, cai em êxtase, e vê do céu um objecto semelhante a uma grande toalha, com vários animais. Pedro, ao apelo da voz, recusa comer os animais impuros, que a voz afirma ser puro por Deus assim o ter declarado.
Em Antioquia, alguns homens, de Chipre e de Cirene, anunciavam o Senhor aos gregos, e muita gente se converte. Saulo e Barnabé confirmam e instruem a comunidade dos “cristãos” que dispersou de Jerusalém depois da morte de Estêvão.
Tiago, irmão de João, é morto à espada pelo rei Herodes.
O Espírito Santo envia Barnabé e Saulo a testemunhar o evangelho de Cristo. De regresso a Antioquia, são confrontados com a disputa sobre a necessidade da circuncisão para os gentios; os apóstolos e os presbíteros decidem por dar razão a Paulo. Este, junto com Silas, e depois com Timóteo, realiza a segunda grande viagem. Na última viagem, de regresso a Jerusalém, acaba por ser preso no Templo, pelos judeus da Ásia, por ter desrespeitado a lei mosaica relativamente à circuncisão. Apelando da sua inocência a César, as autoridades romanas levam-no para Roma. Preso em domicilio, lá permanece durante dois anos, falando de Jesus e do Seu evangelho a todos os que o visitavam.

Nenhum comentário: