25/03/2007

APOLO - BIBLIOTECA - SER PROFETA

Como sabemos que Apolo era um Judeu de religião, um Alexandrino de sangue e um Corintio e Éfeso de vocação. Vivia a maior parte da sua vida em Alexandria. Ora, a Alexandria era uma cidade de famosa biblioteca e de rica literatura. Segundo o testemunho, as literaturas e a grande biblioteca que lá existem são grandes patrimónios importantes de Alexandria. Coloquemos a questão: o que tem a ver com a figura de Apolo?.
Segundo o texto "Occidental" e na sua biografia, Apolo era conhecido como alguém que se apaxionou muito pela literatura. A Sagrada Escritura era uma das leituras de comum e ocupava as instantes da Bíbliotca. Testemunhou-se que o "Caminho" de Apolo foi aberto pelo conteúdo da Sagrada Escritura e, o seu sentido da vida foi iluminada pela Palavra de Deus, mas como Ele ainda não tinha sabido acerca do baptismo no Espírito Santo fazia portanto, com que o seu conhecimento de Jesus não fosse completo.
É desta sua relação com a biblioteca de Alexandria que se pode dizer que a fé e o conhecimento de Apolo acerca de Jesus e a sua vocação de ser profeta em Éfeso e Corintio não era por causa de ter recebido a revelação especial de Deus como Pedro e Paulo, mas sim, pela sua interesse pessoal de conhecer Jesus através da literatura comum e, especilamente pela Sagrada Escritura, para além da pregação dos Apóstolos itinerantes.

Nenhum comentário: