25/03/2007

O Rei Agripa II

Situando historicamente esta personagem que aparece nos caps. 25 e 26 dos Actos dos Apóstolos, podemos dizer que é filho do Rei Herodes Agripa I, cuja morte é relatada em Act 12,23 e irmão das princesas Berenice e Drusila. Ele viveu entre 27 e 93d. C. e neste tempo a Palestina era governada por um Procurador Romano. Ele tornou-se Rei de um pequeno principado de Cálcis (Líbano) e em 53 de uns territórios do seu tio Filipe, a nordeste do Lago de Tiberádes, e mais tarde ainda de outros centros na Galileia. Mesmo sendo judeu, e conhecendo bem todos os costumes e controvérsias dos judeus, foi colaborador incontestável dos romanos. E por isso, vêmo-lo neste episódio de Actos a visitar o Procurador Romano Pórcio Festo, que tinha acabado de tomar posse.
É nesta altura também que Paulo se encontra preso por múltiplas acusações que lhe haviam feito os judeus em Jerusalém e que agora em Cesareia, às ordens de Festo, que já o tinha ouvido e que lhe havia proposto ser julgado em Jerusalém, o que Paulo recusou e, em consequência, apelou para César, aguardava ser enviado a César.
É interessante perguntar porque é que o narrador lucano faz aparecer esta personagem, que apesar de secundária, está presente em dois capítulos da sua obra?
Uma das respostas poderá ser a vontade de Lucas de criar um paralelo entre Jesus Cristo e Paulo. Assim como Jesus foi apresentado, no seu julgamento, ao Rei Herodes Antipas, Também Paulo, no seu julgamento é levado a ser ouvido perante este Rei judeu, Agripa II, que havia manifestado a Festo a vontade de o ouvir.
E como isto já está grande, deixo para cenas dos próximos capítulos…

Um comentário:

Anônimo disse...

A afirmação de que Agripa II era judeu ("...mesmo sendo judeu,..") não está inteiramente correta. Agripa II é bisneto de Herodes o Grande, que era filho de um Edomeu (Antipater) com uma Nabatéia (Cypros), e neto de Aristóbulo (pai de Herodes Agripa I, seu pai), que era filho de uma princesa Hasmonéia (Marianne) com uma prima do mesmo (Berenice, filha de Salomé, filha de Herodes o Grande com sua oitava esposa, Elpis, ).

Portanto pela linhagem paterna -- a que conta no Judaísmo -- Agripa II era Idumeu, e não Judeu.