27/03/2007

João Marcos: auxiliar e colaborador de Missão na Igreja nascente

Os traços característicos deste personagem do Novo Testamento são determinantes para compreender a função que desempenhou na vida da comunidade dos discípulos. Em primeiro lugar, a sua origem helénica mostra que tinha uma bagagem intelectual e, sobretudo cultural invulgar. Isso explica-se pela sua integração rápida na vida do núcleo constitutivo da Igreja nascente. Mas a sua presença ao lado do seu primo Barnabé (Col 4, 10) parece muito importante porque, João Marcos dominava, provavelmente, as principais línguas faladas no Império romano: o grego (por que é originário de Chipre, como o seu primo Barnabé), o aramaico (língua popular falada na Palestina) e o latim. Também, índices textuais mostram que este discípulo jovem era de uma família rica, (Act 12, 12). De facto, numa Palestina devorada por vários anos de crise socio-política e económica e, por cima de tudo ocupada pelas forças estrangeiras, dispor de uma casa que tivesse condições suficientes para acolher muitas pessoas significava, naquela época, pertencer á classe aristocrática. Daí, compreende-se porque, Pedro, depois de se escapar milagrosamente da prisão não se dirigiu a uma outra casa, senão à de “Maria, mãe de João, de sobrenome Marcos, onde numerosos fiéis estavam reunidos a orar” (12, 12). Esta casa, pois, foi um dos centros da vida da igreja primitiva de Jerusalém, e é normal supor que o jovem Marcos teve que vê-la crescer desde a sua infância; assim, conseguiu entrar em contacto com aqueles discípulos que “eram considerados como autoridades” (Gl 2, 6) no seio da comunidade. Provavelmente, João Marcos era um discípulo pouco experimentado, por isso aparece aqui, apenas como auxiliar da missão de Evangelização (Act 13, 5). No início da 2ª viagem, Paulo achou inoportuno o acompanhamento de Marcos, em qualidade de “ajudante” uma vez que se tinha separado deles para voltar para Jerusalém (13, 13). Isso desencadeou uma discórdia entre Paulo e Barnabé (15, 39) que os leva a se separar um de outro. Mas, esta discórdia parece não demorar por muito tempo, porque vê-se, alguns tempos depois, Marcos ao lado de Paulo no seu cativeiro romano, como colaborador, juntamente com Epafras, Aristarco, Demas e Lucas. Marcos aparece como “filho” do autor da Primeira Carta de Pedro (escrita provavelmente em Roma: 1Pe 5, 13); isto confirma a relação que teria tido com o Apóstolo Pedro, desde a comunidade de Jerusalém.

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