13/04/2007

As profecias de Ágabo

No livro dos actos dos apóstolos, Lucas fala de um certo profeta Ágabo, profeta do primeiro século, e daquilo que ele predisse pelo Espírito Santo em duas ocasiões diversas. Este é o personagem que descubro no relato lucano, a quem atribuo particular importância e que procurarei desenvolver.

Em Actos 11, 27-28 Lucas conta-nos que " Nesses dias, uns profetas desceram de Jerusalém a Antioquia. Um deles, chamado Ágabo, ergueu-se e, sob a inspiração do Espírito, predisse que haveria uma grande fome por toda a terra. Foi a que sobreveio no reinado de Cláudio”. Assim, vemos Ágabo, como profeta que recebeu uma palavra de sabedoria que dizia respeito a uma grande fome que viria sobre toda a terra.

Já numa outra ocasião, o profeta Ágabo predisse pelo Espírito Santo o que deveria acontecer a Paulo em Jerusalém, quando este ainda se encontrava em Cesaréia.
Conta Lucas em Actos 21,10-11: “Como lá passámos bastantes dias, desceu da Judeia um profeta de nome Ágabo, o qual foi ter connosco, pegou no cinto de Paulo e, ligando-se de pés e mãos, disse: «Isto diz o Espírito Santo: 'O homem, a quem pertence este cinto, será ligado assim, em Jerusalém pelos judeus, e eles entregá-lo-ão às mãos dos pagãos».

Deste modo percebemos que Deus fez saber a Paulo, através do profeta Ágabo, que os Judeus o iriam prender em Jerusalém e entregar às mãos dos Gentios. Por isso, quando em Jerusalém, os Judeus acabaram por prender Paulo no templo e lhe bateram com o objectivo de o matar, Paulo já sabia, de antemão, que os Judeus não o matariam naquela ocasião porque eles o iriam entregar aos Gentios.

5 comentários:

Anônimo disse...

È notável que um profeta (desconhecido) foi usado pelo Espírito Santo para profetizar e suas profecias orientaram a Igreja e a vida de Paulo. Nenhum líder o pastor deve se considerar autosuficiente de Deus. Achando que "Deus me revela tudo", isto é engano. Paulo mesmo sendo cheio do Espírito Santo naõ teve conhecimento destas importantes profecias entregues por Àgabo.

Alexandre

Anônimo disse...

UM PROFETA CONSIDERADO MODERNO ATE ENTAO.INSPIRADSO PELO ESPIRITO SANTO PORTANTO O QUE NOS ENSINA? QUE NAO SABEMOS DE TUDO . NAO TEMOS 100% DE RAZAO. HUMILDADE PARA ACEITAS O ESPIRITO SANTO SOPRA ONDE ELE QUER.PARA ONDE QUER.

Enéias Ramos Corrêa disse...

É melhor quando nós, cristãos, comentamos e nos identificamos, ou soará como murmuração.

Unknown disse...

O apostolo Paulo tinha noção do que lhe aconteceria em Jerusalem, porem teimoso. A profecia de [Agabo só reforçou, confirmou o que ele já sabia. assim como as profecias das virgens com o mesmo tema. A profecia por terceiros serve para confirmar o q o Espirito Santo lhe falara. Talvez o apostolo precisasse ou tivesse pedido uma confirmação de Deus sobre o que estava pressentindo.

Unknown disse...

Não existe ninguém melhor e mais qualificado para responder a esta questão do que o próprio Paulo. Ele, ao descrever os acontecimentos de sua prisão em Jerusalém, diz o seguinte em Atos 28.17: “E aconteceu que, três dias depois, Paulo convocou os principais dos judeus e, juntos eles, lhes disse: ‘Varões irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo ou contra os ritos paternos, vim, contudo, preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos’”. O próprio Paulo disse que foram os judeus que o haviam entregado para os romanos, agora, se Paulo que viveu e passou por aquela experiência não soubesse o que estava falando, então quem saberia? Só precisamos ter a decência de saber diferenciar o que são profecias no Velho e no Novo Testamento, uma vez que, no Novo testamento a bíblia ainda não existia. Hoje é claro e evidente a desnecessidade de vidência e previsões de futuro na igreja.