10/04/2007

Estevão, desenvolvimento do personagem

Acusado de blasfemar contra Moisés e contra Deus, é conduzido ao Sinédrio depois do motim gerado entre o povo, os anciãos e os escribas.
Alguns da Sinagoga, dos cireneus e alexandrinos, dos da Cilícia e da Ásia discutiram com Estevão, e não podendo argumentar com " a sabedoria e ao Espírito com que ele falava" Act. 6, 10, subornaram alguns para dizerem que blasfemara.
Perante o Sinédrio, Estevão faz um longo discurso, e "todos os membros do Sinédrio, com olhos fixos nele, tiveram a impressão de ver em seu rosto o rosto de um anjo" Act. 6, 15
Estevão responde às acusações de blasfémia com um relato da história do povo de Abraão e da sua relação com Deus.
Fala dos Pais Abraão, Isaac e Jacob, conta a história de José e o cativeiro no Egipto, o nascimento de Moisés e a libertação do cativeiro, os quarenta anos no deserto, o cativeiro na Babilónia, a fundação da casa de David e a construção da casa do Senhor por Salomão.
Estevão mostra aos seus acusadores, que apesar de cristão helenista, é conhecedor e herdeiro da Aliança do povo de Israel, e é nessa qualidade que fala a todas as nações e não só aos hebreus.
Acusa-os de serem "incircuncisos de coração e de ouvidos" Act. 7, 51.
Eles, tal como os seus pais resistiram ao Espírito Santo, "mataram os que prediziam a vinda do justo"Act. 7,52. "Vós, que recebestes a Lei por intermédio de anjos, e não a guardastes!"Act. 7, 53
Condenado pelo que faz, condenado pelo que diz, condenado pelo que é, Estevão é o primeiro mártir cristão que marca definitivamente a separação dos judeus e a realidade da Igreja de Cristo.
Estevão, por outro lado, introduz um personagem principal que vai passar a ser o protagonista do resto do relato de Actos, Paulo.
É "aos pés de um jovem chamado Saulo"Act. 7, 58, que o seu manto é colocado quando é apedrejado até à morte.
"Saulo estava de acordo com a sua execução"Act. 8, 1, e enquanto Estevão é sepultado "Saulo, devastava a Igreja: entrando pelas casas, arrancando homens e mulheres e metia-os na prisão"Act8, 3.

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