22/05/2007

Quem é Timóteo, segundo as cartas paulinas?

Timóteo é tratado como verdadeiro filho na fé, e muito amado, de Paulo (1 Tim 1,2, 2 Tim 2,2). Seu pai é pagão, sua mãe é Eunice, uma mulher judia, e sua avó materna chama-se Lóide (2 Tim 5; Act 16, 1). Era jovem em idade (1 Tim 4,12). Conhecedor da Sagrada Escritura, desde muito novo (2 Tim 3,15). E homem de fé sem hipocrisia (2 Tim 5). Quanto à sua saúde, tinha frequentes indisposições e problemas de estômago, como nos relata a Primeira carta (5,23).
Podemos sustentar que Timóteo recebeu a investidura Apostólica, segundo os textos que se seguem:
«Não descures o carisma que está em ti, e que te foi dado através de uma profecia, com a imposição das mãos dos presbíteros» (1 Tim 4,14), e «acende o dom de Deus que se encontra em ti, pela imposição das minhas mãos» (2 Tim 1,6). Por esta frase damo-nos conta que tinha um carisma, que lhe impuseram as mãos, e se lermos este dado «através de uma profecia» à luz de Act 13,2-3: «”disse-lhes o Espírito Santo: «Separai Barnabé e Saulo para o trabalho a que Eu os chamei.” Então, depois de terem jejuado e orado, impuseram-lhes as mãos e deixaram-nos partir» podemos testemunhar que Timóteo recebeu a investidura Apostólica. Para mais que era colaborador directo de Paulo (Film 1,1) servidor de Cristo Jesus (1 Tim 4,6), como Paulo (Fil. 1,1) – título que Paulo usa para si (Rm 1,1). Por diversas vezes são-lhe dirigidas algumas palavras, a começar por estas cartas, para se aplicar à leitura, à exortação, à instrução e à proclamação da Palavra a tempo e a fora de tempo, a propósito e a despropósito (1 Tim 4,13; 2 Tim 4, 2). «Dedica-te ao trabalho do Evangelho e desempenha com esmero o teu ministério» (2 Tim 4,5). Este ministério foi recebido com uma bela profissão de fé na vida eterna, à qual foi chamado, na presença de muitas testemunhas.» (cf. 1 Tim 6,12).

Nenhum comentário: