23/05/2007

Julgar - Julgamento


“É tempo de começar o Julgamento pela casa de Deus” (1Pe 4,17)

O verbo Julgar surge 3 vezes na 1ª Carta de Pedro e 8 na Carta de Tiago. Se tivermos em conta também os termos Julgamento, juízo e juiz as ocorrências são um pouco mais significativas: 1ª Carta de Pedro (6 ocorrências no total) - Julgar (crinw): 1Pe 1,17; 2,23; 4,5. Julgamento (crisis): 4,17. Juízo(crithrion): 4,6 (2x). Juiz: não tem. Carta de Tiago (11 ocorrências no total) - Julgar (crinw): 2,4; 2,12; 4,11 (3x); 4,12; 5,9. Julgamento (crisis): 3,1. Juízo (crithrion): não tem. Juiz: 4,11; 4,12; 5,9.
Apesar de o número de ocorrências não ser tão significativo comparativamente a outros termos, contudo não se deve deduzir a importância do termo Julgar no interior do texto a partir deste dado quantitativo. Na verdade, este termo e tema está profundamente ligado à realidade escatológica da vinda definitiva do Messias. Esta perspectiva teológica, como pode constatar-se, está presente em grande parte dos escritos do Novo Testamento, sobretudo posteriores aos Evangelhos. Deve igualmente ter-se presente que o tema do julgamento, o qual faz parte da história das religiões e também do Antigo Testamento, tem especial importância e ganha um novo dinamismo, centrado na vinda definitiva de Cristo, ao longo de todo o Novo Testamento.
Por tudo isto, parece-me um termo e um tema que se encontra profundamente presente no horizonte das comunidades cristãs nascentes e que, consequentemente, pauta todo o seu agir e vivência da fé.

Nenhum comentário: