19/05/2007

A ALEGRIA NA I CARTA DE PEDRO



A ideia de Alegria no sofrimento está já presente no judaísmo. Disto é testemunha a Literatura Sapiencial. As provas são instrumento da pedagogia de Deus, que prova os eleitos como ouro no crisol (cf. Sab 3,4-6). O sofrimento vem dos tormentos que se sofrem pela fé e dela dá testemunho. Assim as provações tornam-se ocasião de alegria.
É esta alegria em sentido religioso, de quem suporta os sofrimentos em nome da fé, que encontramos na I Carta de Pedro (cf. I Pe 1,6). Por isso é preciso fazer o bem com paciência, pois isso é meritório aos olhos de Deus (I Pe 2, 20-24), suportando o mal com o bem.
Há uma conexão entre alegria e dor, alegria e sofrimento, muito presente no NT. Em I Pe 4,12-14 o fundamento da alegria no sofrimento é posto em Cristo, que também sofreu e agora está na glória: nós alegramo-nos na medida em que participamos dos seus sofrimentos. Assim também nos alegraremos “na altura da revelação da sua glória”.(I Pe 4, 13). Aqui está presente também o elemento escatológico que acentua o sofrimento pela fé como alegria em vista da salvação próxima.


P.S.- Este post e o próximo estão baseados no Grande Lessico del Nuovo Testamento, vol. XV, Paideia, Brescia 1988.
Imagem: ouro no crisol..."Depois de terem sofrido um pouco,receberão grandes bens,pois Deus os provou e achou dignos de si. Ele os provou como ouro no crisol e aceitou-os como um holocausto." (Sab 3, 5-6)

Nenhum comentário: