18/05/2007

Quem é Lidia? (Act. 16, 13-15)

Em Filipo (chamada Krinide: Pequenas fontes), território europeio. Dá-se um acontecimento muito importante, Paulo funda a sua primeira comunidade, conhecida como, comunidade pagã-cristã. Filipo, era uma pequena aldeia da Macedonia, uma cidade romanizada, diferente daquelas que Paulo tinha visitado antes.
Paulo chega à cidade de Filipos e encontra na periferia da cidade um lugar de oração judeu, não uma sinagoga, já que nesta cidade havia uma pequena comunidade judea que não gozava ainda de direito de construir sinagoga dentro dos seu muros ou talvez pensam os estudiosos não tinham a possibilidade económica de construir uma.
É neste contexto que Paulo encontra Lidia de Tiatira, uma mulher de negocios independente e bem acomodada, em cuja casa se reunirá a comunidade cristã. Lidia não era judea pelo facto de ser uma temente de Deus, pagãos que se convertiam ao judaísmo, se aproximavam do monoteísmo e se submetiam à moralidade judaica.
Os estudiosos refrem que aquilo que chama à atenção, nesta personagem, é o silêncio que a carta aos Filipenses encerra sobre ela. Aquilo que nela impressiona é que se tenha convertido e feito baptizar, com toda a sua casa. Que quer isto dizer? Que nesse tempo das origens do cristianismo, o se converterem casas inteiras de famílias, dava uma solida base à Igreja local.

Nenhum comentário: