15/05/2007

RELEVÂNCIA DO CAMPO SEMÂNTICO DO BEM NA 1ª CARTA DE PEDRO

Olhando para a primeira carta de Pedro damo-nos conta de que este campo semântico do bem em contraposição ao mal está muito presente. Como especifiquei no outro post, a palavra καλῶς (Bem), não nos aparece explicita mas implicitamente através de outras palavras do seu campo semântico. Lendo esta carta percebemos que se trata de uma carta parenética, em que o autor não deixa de exortar a que cada um, no meio das muitas perseguições, não deixe que a sua fé seja abalada. Toda a carta é esta exortação a que, na concretude da sua vida, os cristãos sejam Homens novos, porque Cristãos, imitando Jesus Cristo, “Sede santos em todas as acções”. Ser santos através do seu testemunho, das opções pelo bem e não pelo mal, das acções e obras conformes ao bem. A certa altura é apresentada uma lista de algumas realidades que os cristãos deveriam rejeitar ansiando ser apenas como Cristo. Ansiar ser como Cristo suportando as afrontas e as perseguições de que eram alvos fazendo apenas o bem (ἀγαθοποιέω), não pagando o mal com o mal. Zelar pelo bem, ser virtuoso (ἀγαθοποιός) devia ser a bandeira de cada Cristão, pois só perseverando na prática do bem ou da virtude (ἀγαθοποιΐα) encomendavam ao Criador as suas almas.
Num primeiro conjunto de citações (2,14; 2,15; 2,20; 3,6) encontramos a conduta dos cristãos no mundo escolhendo preferencialmente o bem. Num segundo conjunto de citações (3,11; 3,13; 3,17; 4,19) deparamo-nos com o binómio bem/mal onde encontramos outro vocábulo para definir o bem/bom: ἀγαθός em contraposição com o mal κακός. Neste último conjunto encontramos a exortação a não se deixarem oprimir pelo mal (κακόω) não o praticando (κακοποιέω), mas escolhendo e praticando sempre o bem (ἀγαθοποιέω). Portanto, encontramos o bem como a conduta a seguir, a resposta a dar, o lema a viver para o seguimento mais sincero e verdadeiro de Jesus.

Nenhum comentário: