12/03/2007

Actos dos Apóstolos

O Actos dos Apóstolos é a continuação do Evangelho de Lucas. Ambos formam um ponto de vista teológico lucano sobre as origens do cristianismo. Enquanto que o Evangelho apresenta o caminho de Jesus, o livro dos Actos apresenta o caminho da Igreja e dos discípulos de Jesus bem como a sua intensa vida missionária de Jerusalém a Roma. Podemos dizer que este livro é também o Evangelho do Espírito porque se conta que o Espírito Santo prometido por Jesus, faz nascer a comunidade cristã e a impulsiona para o testemunho e para o anúncio da Palavra e até para o martírio.
O livro divide-se em duas grandes partes: os Actos de Pedro (1-12) e os Actos de Paulo (13-28), se bem que nao seja assim tão linear. Ao falar destas personagens, o narrador não quer destacá-los nem fazer uma hagiografia, mas apenas dar realce à acção salvadora e anunciadora da Palavra de Deus e do Seu Espírito na Igreja primitiva e no seio do Império Romano.
Um dos pontos fundamentais na trama literária dos Actos dos Apóstolos é a passagem do judaísmo para o cristianismo: os primeiros cristãos, que eram judeus, deviam dar um salto de convicção da salvação pela Lei para a salvação pela fé em Jesus Cristo.

Nenhum comentário: