11/03/2007

Os Actos dos Apóstolos em poucas linhas…

Depois da ascensão de Jesus os discípulos elegem Matias para ocupar o lugar deixado por Judas no grupo dos doze. Mas o que marca o início da pregação apostólica é a descida do Espírito Santo acontecimento que leva ao discurso de Pedro diante dos Judeus e o que faz que muitos se convertam.
Mas o anúncio do evangelho começou a causar descontentamento em Jerusalém, de tal forma que aqueles que aderiam à palavra de Cristo eram olhados como inimigos da lei e eram perseguidos, como aconteceu com Estêvão que foi apedrejado até à morte. Diante desta instabilidade muitos afastaram-se de Jerusalém e começaram a anunciar o Evangelho noutras terras.
Como o evangelho se havia propagado para lá de Jerusalém, a perseguição também vai acompanhar esse movimento. É assim que acontece a conversão de Paulo, quando se dirigia para Damasco é surpreendido por uma luz na qual ele houve Jesus que lhe fala. Este acontecimento marca a conversão de Paulo e o início da sua missionação.
Depois da evangelização de Pedro para lá dos muros de Jerusalém tomamos conhecimento do anúncio de Paulo que está marcado especialmente por três viagens missionárias, pelas quais ele leva o evangelho até aos gentios.
É o anúncio do evangelho que leva a que Paulo seja preso. Por motivo desta prisão chega até Roma onde também é evangelizador.

Nenhum comentário: