12/03/2007

Os Actos dos Apóstolos

Os Actos dos Apóstolos são um relato extraordinário sobre as origens da comunidade cristã nos tempos apostólicos. Não é por isso de estranhar que todo o livro esteja repleto de personagens e lugares que marcaram a formação e o crescimento desta comunidade cristã primeira. De todas estas personagens há sem dúvida o destacar de duas: Pedro e Paulo. É neste sentido que o livro segue como que dois momentos.
Num primeiro momento temos a vida das primeiras comunidades que surgiram à volta e sob a figura de Pedro. Os lugares relatados são essencialmente lugares ligados à vida judaica e em torno de Jerusalém, revelando que não houve desde logo um afastamento da cidade donde tudo começou. Este período é marcado pelos milagres constantes que acompanham a pregação e pelos primeiros martírios.
Num segundo momento surge a figura de Paulo (Saulo) que de perseguidor feroz se converte em exímio pregador do Evangelho. A sua missão caracteriza-se essencialmente por um afastamento do mundo judaico e uma aproximação ao mundo pagão, com a sua adaptação de conceitos judaicos a este mundo, e por um crescimento enorme de comunidades cristãs.
Os Actos dos Apóstolos mostram-nos ainda a disposição dos primeiros cristãos em serem fiéis seguidores de Cristo, sendo o martírio a forma de seguimento mais perfeita. Daí que os relatos de martírios não deixem de estar presentes, bem como o ideal de vida cristã onde tudo era comum a todos.
Os Actos dos Apóstolos relatam o prolongamento da obra de Cristo levada a cabo pelos Apóstolos, que agora percebem o verdadeiro alcance das palavras de Cristo.

Nenhum comentário: