17/03/2007

O perfil de Silas nos Actos dos Apóstolos

O nome de Silas aparece 16 vezes nos Actos dos Apóstolos (15, 22.27.32.34.40; 16, 6.19.25.29.40;17, 4.5.10.14.15; 18, 5). Silas foi escolhido juntamente com Judas, chamado Barsabas, para acompanharem Paulo e Barnabé, a fim de levarem a carta apostólica da assembleia de Jerusalém a Antioquia. Silas era um dos homens respeitados entre os irmãos (15, 22) e era um profeta (15, 32). Ao chegarem a Antioquia, reuniram a assembleia e Judas e Silas exortaram e fortaleceram os irmãos com um longo discurso. Depois, Silas decidiu ficar em Antioquia enquanto Judas voltou para Jerusalém. Silas acompanhou Paulo na sua viagem missionária. Em Filipos, Paulo e Silas foram presos. Na prisão, estes oravam e louvavam a Deus. Enquanto oravam aconteceu um tremor de terra que terminou com a conversão do carcereiro. Paulo e Silas seguiram para Tessalónica e aqui conseguiram convencer alguns irmãos mas tiveram grandes pressões por parte dos judeus. Daqui, partiram para Bereia. Depois, alguns irmãos levaram Paulo até Atenas enquanto Silas pemaneceu em Bereia, em companhia de Timóteo que os acompanhou de Listra. Estes dois iriam encontrar Paulo em Corinto. Aqui terminou a referência a Silas.

Um comentário:

jean paul labou disse...

E o Centurião Cornélio?



Uma figura interessante no livro dos actos dos apóstolos é sem dúvida a figura do centurião Cornélio. Com efeito, ele aparece apenas uma vez no livro dos actos dos Apóstolos no capítulo décimo. Sabemos que ele viveu em Cesareia, que era centurião da coorte itálica, que era piedoso e temente a Deus: isto é, um pagão que vivia perto do templo, que mantinha uma certa proximidade e simpatia pelo judaísmo. Unido ao judaísmo mantinha a identidade paga. Simpatizava com o judaísmo mas não vivia todos os costumes judaicos como por exemplo a circuncisão. Era um homem exemplar na vivência da sua fé. É curioso a referencia que é feita. Apenas no capítulo décimo. Podemos dizer que este capítulo faz uma ligação entre dois momentos importantes no desenvolvimento do cristianismo primitivo, isto é, entre a constituição da Igreja de Jerusalém, o seu desenvolvimento e uma abertura ou passagem para o mundo grego e paga. De facto a figura do Centurião Cornelio é o motivo que Lucas utiliza para dizer que Deus não faz acepção de pessoas, até os pagãos, os incircuncisos recebem o Espírito Santo mediante a fé. De facto, Deus também concedeu aos pagãos o arrependimento que conduz a vida. O baptismo no Espírito Santo é para todos os homens, os judeus, os pagãos e os gregos.