12/03/2007

Actos dos Apóstolos

Os Actos dos Apóstolos constituem a segunda obra de Lucas, é a continuação do Evangelho que a Tradição, durante séculos, tem identificado com Lucas. Escrito por volta do ano 80. Existem três versões principais.
Para o autor dos Actos, a história do mundo é uma história de salvação que tem Deus como autor principal e compreende o tempo da promessa, da prefiguração, da preparação da profecia e o tempo do cumprimento, da realização, da salvação já presente.
Os principais actores ou agentes de evangelização, no livro dos Actos dos Apóstolos, são o Espírito Santo, com o Pentecostes, e os Doze Apóstolos, enviados por Jesus como suas testemunhas. Dentre estes, sobressai Pedro, o primeiro, e Paulo que embora não pertencendo á lista dos doze é chamado « Apóstolo». A figura de Pedro domina a primeira parte do livro (1,12-15,12); a de Paulo, a segunda (15,13-28,31).
O anúncio da Boa Nova parte de Jerusalém, passando depois á Samaria e Judeia, á Fenícia, Chipre e Síria, para através da Ásia Menor e da Grécia, chegar a Roma.
A comunidade primitiva de Jerusalém, tinha diversas Igrejas: escuta assídua do ensinamento dos Apóstolos, comunhão fraterna e solidariedade, participação na fracção do pão e nas orações.

Nenhum comentário: