12/03/2007

Actos em 1 minuto

O Livro dos Actos é a história da difusão do Evangelho de Jerusalém à Judeia, depois a Samaria e por fim até às partes mais remotas do mundo que era então conhecido.
Enquanto que no Evangelho Lucas narrou a vida de Jesus e a instituição do cristianismo mediante a sua morte e ressurreição, neste Livro o autor retoma a história desde a ascensão de Jesus ao céu, continuando com a difusão da Boa Nova de Jerusalém até Roma.
Numa primeira parte desta obra a mensagem que o autor deixa radica no Antigo Testamento, sobretudo porque a pregação tem como objecto os hebreus, dando grande relevo à morte e ressurreição de Jesus. O Pentecostes é o cumprimento das Páscoa de Cristo e cheios do Espírito Santo os Apóstolos começam a anunciar as grandes obras de Deus.
Pelos Actos é-nos dada a conhecer a vida das primeiras comunidades que se caracterizava por uma vida de oração e de comunhão de bens, administração dos sacramentos e celebração da Eucaristia.
Pedro aparece como o chefe e porta-voz de todos os outros apóstolos, dando origem à Igreja de Jerusalém, mas a sua acção encontra o seu momento culminante quando admite ao Baptismo Cornélio, pagão e centurião romano, sem no entanto obrigá-lo a abraçar a lei mosaica.
Com este gesto estabeleceu-se o princípio da liberdade da pregação feita directamente aos pagãos, o que irá ser depois continuado por Paulo, através de terras distantes.

Nenhum comentário: