19/03/2007

Cornélio

A personagem que escolhi é Cornélio, que aparece oito vezes no relato dos Actos dos Apóstolos, sempre no capítulo 10 (versículos 1, 3, 7, 22, 24, 25, 30, 31).
Sobre Cornélio sabemos algumas coisas que o próprio relato nos apresenta. Cornélio vivia em Cesareia (Samaria), que era a residência dos Procuradores romanos e o quartel geral das legiões romanas da região. De facto Cornélio era centurião romano (da corte itálica), ou seja, um chefe militar que comandava cem homens. Sendo romano, era próximo do judaísmo, como indicam as expressões “piedoso” e “temente a Deus”, e também a referência às suas práticas de oração e a esmola (v. 4). Segundo uma visão dum anjo do Senhor, mandou dois criados e um soldado, a Jope chamar Simão, de sobrenome Pedro, que os acompanhou, também segundo uma visão do Senhor, para que Cornélio pudesse ouvir as suas palavras.
Foi em casa de Cornélio, onde estavam reunidos alguns seus amigos e parentes, que Pedro reconheceu que Deus não faz acepção de pessoas (v. 34) e fez o anúncio da Boa Nova de Jesus, o ungido de Deus, que morreu e ressuscitou, e que concede a remissão dos pecados a todo o que n’Ele acredita. Desceu então sobre eles o Espírito Santo, o que surpreendeu os fiéis circuncisos que acompanhavam Pedro. Este, vendo isto, ordenou que fosse baptizado Cornélio e todos os outros, e permaneceu com eles mais um tempo. Foi o “Pentecostes dos gentios”! Este Pentecostes valeu a Pedro alguns confrontos em Jerusalém (Act 11, 2-3) e também em Antioquia (Gl 2, 11).

Um comentário:

Amaral disse...

Este post vale na medida em que for permitido repetir personagens...é que como diz o Daniel, num abrir e fechar de olhos, aparece a personagem que se esteve a estudar! Se não for permitido depois farei outro!