24/03/2007

O filho da irmã de Paulo (Act 23, 16)

O filho da irmã de Paulo é, com efeito uma figura, de tal modo secundária, que me tinha passado despercebida. Nem durante a leitura me dei conta que ele existia, só me apercebendo dele quando estava a escrever...e parei, dizendo para comigo: “Olha...o Paulo tem uma irmã, que tem um filho!”
Não é loucura, mas se tivesse tempo (essa coisa preciosa!), acho que me aventurava a tentar ler os Actos e as cartas de Paulo, com uma lupa à procura de familiares...uma genealogia de Paulo seria interessante! Bom, esqueçamos Paulo que é demasiado visível e vamos saber (ou não) quem será este sobrinho...
Sabemos que tudo isto se passa em Jerusalém, mas não há muitos elementos que nos digam algo deste jovem... judeu, provavelmente, seria e o facto de ter conhecimento da cilada que haviam preparado a Paulo, leva a crer que teria algum contacto com eles ou com alguém próximo...
Parece ter também confiança ou alguma relação com os centuriões, pois estando Paulo na condição de preso, estranha-me que o filho da irmã possa com todo o à vontade entrar na fortaleza, prevenir Paulo e ainda mais, por mandato deste ao centurião, ser conduzido ao tribuno. Não me passa também despercebido o modo como o tribuno o recebe, criando um espaço de maior reserva para escutar o que este jovem tem a dizer, dando crédito à sua mensagem.
O sobrinho da irmã de Paulo poderá ser, eventualmente, um daqueles convertidos ao nome de Jesus e que pertenciam à "Via". Um cristão que é, não direi anonimamente, mas de quem não se conhece muito da sua identidade, e que em alguma circunstância assume um papel que só a ele compete...e que comprometer-se ou não, fazer ou não fazer aquilo que tem de ser feito por ele, não é indiferente, nem de somenos importância mas antes, faz toda a diferença!

Nenhum comentário: