22/03/2007

Mas quem é Barnabé?

É um judeu da diáspora, levita, natural de Chipre que está presente em Jerusalém e participa da comunidade cristão. Mostra a sua disponibilidade aos Apóstolos apresentando o preço da venda de um terreno “aos pés dos Apostolos”. Act 4, 36-37.
Perante o medo dos discípulos face a Saulo convertido, Barnabé leva-o (“agagen”) à presença dos Apóstolos. Act 9, 27-30.
Barnabé é enviado a Antioquia, Act 11, 20-26, para ver o resultado do anúncio dos cristãos espalhados após a perseguição. Nesta ocasião Barnabé é caracterizado por ser um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Aproveita e leva (“agagen”) Saulo de Tarso para Antioquia onde estiveram um ano.
Barnabé representa a comunidade de Antioquia, Act 11, 30, tal como Saulo, quando levam dinheiro à comunidade de Jerusalém. Ordenados pelo Espírito Santo, Barnabé e Paulo vão juntos para a primeira viagem missionária, Act 13, 1-3, a partir de Antioquia. Nesta primeira viagem fizeram muitos discípulos, exortaram a permanecerem firmes na fé, e enfrentar as dificuldades na esperança do reino de Deus.
Barnabé acompanha Saulo a Jerusalém aquando da discussão dos circuncisos. Ao regressar a Antioquia dá-se a discussão entre Barnabé e Paulo por causa de João Marcos. O resultado desta discussão é a separação de Paulo e Barnabé. É também a última referência de Barnabé, em Actos. Act 15, 36-41.
Podemos verificar no próprio texto a importância de Barnabé na comunidade de Jerusalém e o seu gradual desaparecimento em benefício de Paulo.
Barnabé é o mediador entre duas comunidades Jerusalém e Antioquia, é companheiro inseparável de Paulo até à discussão que tiveram. É aos olhos de Lucas um cristão e um homem de transição para uma nova realidade, Paulo.

Um comentário:

José Domingos disse...

Sim, Gil, tens uma batata quente entre mãos e não sei se a consegues resolver.