18/03/2007

"Eu plantei, APOLO regou"

A biografia de Apolo aparece em Act 18, 24-27. Era conhecido como um bom colaborador de Paulo. A sua actividade missionária exerceu-se entre Corintio e Éfeso. Apolo era um judeu, natural de Alexandria. Tinha convertido ao cristianismo pelo baptismo de João. Ora, o baptismo de João é um baptismo com água e não de Espirito. Esta ausência do Espirito Santo no seu baptismo fez com que a sua pregação tornasse incompleto. Estava de facto instruido no caminho do Senhor.
Em Éfeso, Apolo era conhecido como um bom pregador. Falava com entuasiasmo e ensinava de uma forma muita exacta acerca de Jesus, mas faltava-lhe o baptismo de Espírito Santo. Ora, a comunidade de Éfeso é uma comunidade que ignoram a exsitência do Espírito Santo, porque receberam só o baptismo de João. Ao ouvir que Apolo estava a pregar em Éfeso, e vendo o seu baptismo era apenas o de João, foram portanto, Priscila e Aquilo ter com ele e levaram-no para lhe explicar melhor sobre o caminho de Deus. Assim que a sua pregação torna-se mais completa.
A actividade de Apolo marca também a cidade de Corintio. Alí, alcançou-se um êxito tão grande que os corintios o puseram em plano de igualdade com Pedro e Paulo. O debate dos corintios sobre a sua identidade chamou a atenção de Paulo. Perante este, Paulo afirma que nenhum dos três (Pedro, Paulo e Apolo) é maior. Quem segura a missão de Deus é o póprio Deus, disse Paulo. Mas, para facilitar a compreensão de gente sobre a identidade de Apolo, Paulo explicou a sua posição. Disse-lhes que Apolo não é mais do que Ele. Apolo apenas um dos seus colaboradores. "Eu plantei, Apolo regou", (1 Cor 3,6).

Nenhum comentário: