18/03/2007

Os Actos em poucas linhas...

Os "Actos dos Apóstolos" são uma catequese sobre a "etapa inicial da Igreja", isto é, sobre a forma como os discípulos assumiram o continuaram o projecto salvador do Pai e o levaram - após a partida de Jesus deste mundo - a todos os homens. O livro divide-se em duas partes. Na primeira (Act 1-12), a reflexão apresenta-nos a difusão do Evangelho dentro das fronteiras palestinas, por acção de Pedro e dos Doze; a segunda Act 13-28), apresenta-nos a expansão do Evangelho fora da Palestina (até Roma), sobretudo por acção de Paulo.
A primeira parte dos "Actos". Insere-se numa perícopa que descreve a actividade missionária de Pedro na planície do Sharon ( Act 9,32-11,18) - isto é, na planície junto da orla mediterrânica palestina. Em concreto, o texto propõe-nos o testemunho e a catequese de Pedro em Cesareia, em casa do centurião romano Cornélio. Convocado pelo Espírito (Act 10,19-20), Pedro entra em casa de Cornélio, expõe-lhe o essencial da fé e baptiza-o, bem como a toda a sua família (Act 10,23b-48). O episódio é importante porque Cornélio é o primeiro pagão a cem por cento a ser admitido ao cristianismo por um dos Doze: significa que a vida nova que nasce de Jesus se destina a todos os homens, sem excepção
Na segunda parte é narrado os “Actos” da missão de Paulo, isto é claro é visto a maneira como Paulo actua depois da sua conversão.
Os Actos descrevem o anúncio da Boa-Nova de Jesus, após a sua ressurreição.
Esta Boa-Nova destina-se a todos os povos, mas um dos temas principais deste livro é passagem do anúncio apenas dentro do mundo judaico para o mundo pagão.

Nenhum comentário: