22/03/2007

José, chamado Barnabé, filho da consolação

Normalmente associamos Barnabé a Paulo, no sentido de que Paulo dá grandeza à pessoa de Barnabé. Contudo, pela leitura de Actos percebemos que não é bem assim.
De facto, Barnabé é apresentado pelo narrador de Actos como sendo um modelo de partilha de bens (Act4, 36). É também Barnabé que introduz Paulo, após a sua conversão, na comunidade de Jerusalém que não estava convencida das intenções de Paulo (Act9, 27). É por Barnabé, o enviado da comunidade de Jerusalém aos cristãos de Antioquia, que Paulo entrará nesta comunidade (Act11, 19-26). Após Antioquia e a reunião de Jerusalém, Barnabé é o acompanhante de Paulo na sua 1ª viagem apostólica, sendo que após esta viagem eles discutem e separam-se (Act15, 35-41), sendo que Barnabé desaparece da narrativa de Actos.
Barnabé é assim alguém que, colocado ao lado de Paulo, é como que uma “garantia”, uma acreditação para os inícios da actividade paulina, isto porque o próprio Barnabé é alguém de importância, de confiança na comunidade de Jerusalém. Parece-me então justo afirmar que é Barnabé que leva ao crescimento de Paulo na comunidade cristã, que ajuda à afirmação de Paulo e não ver Barnabé como alguém que gira à volta de Paulo, que só sob a sua figura é que tem valor.

Nenhum comentário: