22/03/2007

Nicanor, um dos sete

Nicanor, aparece uma única vez no Livro dos Actos dos Apóstolos, quando os discípulos escolhem os "sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de Sabedoria"(Act.6, 3). Nicanor faz parte dos sete instituídos para o "serviço às mesas". Os nomes gregos que o capítulo sexto apresenta leva a pensar que os sete diáconos eram helenistas. Mas, nesta altura, os hebreus podiam ter nomes gregos, o que nos leva a colocarmos algumas reticências sobre a sua origem. Nicanor, escolhido pela assembleia, fazia então parte do grupo dos "diáconos", onde a sua tarefa radica na palavra e no serviço.

Para além do Livro dos Actos dos Apóstolos, os livros de Macabeus dão-nos mais informações sobre quem é Nicanor. Este era filho de Patroclo e um dos primeiros amigos do Rei (2 Mc. 8, 9), foi enviado para a Judeia com homens de todas as nações para exterminar toda a raça Judeia.

Nicanor era um dos escolhidos por Lísias (1 Mac.3, 38), dedicou parte da sua vida a venda de prisioneiros judeus (2 Mac. 8, 10). Foi designado por Demétrio para governador militar da Judeia (2 Mac. 14, 14). Residiu em Jerusalém em parte da sua vida teve, como grande companheiro Judas a quem tinha uma grande amizade.

Um comentário:

Unknown disse...

Valiosas informações, contribuiram muito para minhas pesquisas.