22/03/2007

Gamaliel, Fariseu, mestre da Lei, respeitado pelo povo...

Gamaliel, nome que significa «Deus fez-me bem», que pode ser identificado como o Gamaliel I, o velho, é uma personagem que noa aparece por duas vezes: Act 5,34 que é uma intervenção e aparece também em Act. 22,3. Vemos que na primeira vez que aparece e intervém demonstra-se como um verdadeiro fariseu mostrando moderação e bom senso, demostrando assim como alguns vão aderindo a esta nova doutrina. Teme ir contra Deus e por isso aconselha o sinédrio a não tomar decisões precipitadas.
Este Gamaliel que é identificado como membro do Sinédrio, pertencente à classe dos fariseus. É chefe de uma importante escola liberal de Jerusalém como é referido em Act 22,3 na qual Paulo foi instruído, e que fora fundada por Hilel. Esta escola está em oposição a de Chamai. Eis duma forma sucinta como o autor lucano descreve uma personagem que até parece mudar a imagem que geralmente temos dos fariseus. Eis um verdadeiro fariseu que dá uma verdadeira interpretação da Lei, e na qual ele está formado; não julga precipitadamente temendo de certa forma que aquilo que vê possa ser obra de Deus daí ser estimado pelo povo...
Eis a verdadeira sabedoria da escola de Gamaliel da qual Paulo bebe. Ele procura Ele procura estar aos pés de Gamiel, pormenor que o autor lucano descreve em Act 22,3 e que era a forma como os discípulos aprendiam sentados em volta do mestre. A referência desta escola por parte de Paulo salienta a sua importância aos olhos de todos os judeos.

11 comentários:

CelsoMR disse...

Comecei por estudar esta personagem mas não fui a tempo...e surpreendeu-me à primeira vista, perceber que nas Cartas de Paulo não aparece o nome de Gamaliel, não querendo isso dizer que o autor dos Actos dos Apóstolos não é fidedigno. Gamaliel não é uma personagem fictícia. O seu nome é citado com imenso relevo na literatura judaica. É compreensível que no Livro dos Actos dos Apóstolos não se manifeste reticência alguma acerca da relação entre Gamaliel e Paulo. Qualquer um que se tivesse formado com Gamaliel podia ser considerado um especialista na Escritura e na tradição. Ninguém estranharia que o apóstolo mencionasse com orgulho o nome do seu mestre. Mas não o fez. Paulo deve ter tido as suas razões para fazer silêncio...

Sónia pddm disse...

Curioso que Paulo não cite Gamaliel nos seus escritos, nunca tinha reparado... será por causa da sua roptura com o judaísmo?

claudio de souza disse...

bom eu queria que alguem me ajuda-se com uma duvida que eu tenho, nos temos um grupo de louvor , dai pegamos varios nomes e oramos a Deus para escolher um nome para esse mesmo grupo dai minha filhinha de quatro anos tirou esse nome, dai vem a duida seera que alguem pode me ajudar ai esse no da certo para o grupo?

Anônimo disse...

Maravilhoso comentario sobre a escolar de Paulo e do seu mestre Gamaliel.A moral destes comentarios e que tb. devemos sermos moderado, de bom senso,nao julgarmos precipidamente com injusticas que nos afetam que de uma forma ou outra possa ser obra do proprio Deus em nossas vidas.

Anônimo disse...

eu quis dizer "maravilhoso comenario sobre a escola de Paulo".

Unknown disse...

Penso que Paulo não citou Gamaliel antes ou mais vezes, pois agora era discípulo de JESUS, bem diferente do que acontece hoje, onde Apóstolos, Pastores, Missionários, Bispos, Padres, Cantores, são venerados pelo povo. Paulo queria mostrar e engrandecer apenas o nome de JESUS.

Ana Lídia disse...

Concordo com você Paulo Rogerio,nem Jesus quis aparecer,fico triste com tanta gente querendo ser a estrela que nunca poderá ser pois só existe uma Estrela da Manha!Glorias pois a ele.

Flávio Matos disse...

Paulo uma breve menção de Gamaliel em Atos 22.1-3, mas acredito que a intenção dele naquele momento era ganhar a atenção do povo, por ter sido discípulo de um grande Mestre, obviamente ele também seria o um expositor, ensinador, mas ele falou de um mestre superior, ele falou de Jesus.

Flávio Matos disse...

Paulo uma breve menção de Gamaliel em Atos 22.1-3, mas acredito que a intenção dele naquele momento era ganhar a atenção do povo, por ter sido discípulo de um grande Mestre, obviamente ele também seria o um expositor, ensinador, mas ele falou de um mestre superior, ele falou de Jesus.

Unknown disse...

Paulo tinha como missão anunciar Jesus, pelo fato de citar seu mestre poucas vezes não quer dizer que ele menosprezou seu mestre da terra e sim cumpriu fielmente o que seu mestre do céu lhe encarregou.

silas bastos disse...

acredito que Paulo viu tantas coisas em Cristo Jesus que, em uma parte até cita, refuta todo seu conhecimento (tudo que tinha aprendido antes de ser convertido num verdadeiro Cristão) como esterco, como nada. A sabedoria do alto sobrepujou tudo que ele conhecia na terra como lei e doutrina.