19/03/2007

Dois personagens

Tabita (Em Actos 9, 36-42)
Em grego: Dorcas, que significa gazela.
Nome de uma mulher cristã da cidade de Jope (ou Jafa), em Israel.
Personagem de um dos milagres de Pedro. É um milagre de ressurreição, narrado logo após a cura de Enéias, um paralítico (Act 9, 32-35): a indicar que é a potência do Ressuscitado a agir.
Era muito conhecida e amada pela comunidade, já que fazia boas obras e esmolas. As viúvas que choravam a sua morte mostraram a Pedro as túnicas e vestidos que ela tinha feito enquanto ainda vivia (teria sido este o seu trabalho?).


Herodes
Herodes Agripa I (10 a.C. – 44d.C.), rei dos judeus (41-44 d.C.)
Aparece inicialmente em Act 4,27 ao lado do nome de Pôncio Pilatos, apresentados como operadores de uma coligação contra o Ungido do Senhor ; depois no cap 12,1: Herodes que maltrata alguns membros da Igreja, ordena de matar Tiago, manda prender Pedro (o vv.6 e 11 também são nesse contexto); v. 18: Herodes manda trazer diante de si Pedro que, no entanto, tinha sido libertado pelo Anjo do Senhor. Depois de mandar matar os guardas, deixa a Judeia e vai para a Cesareia.
Cap 12,20-23: morte de Herodes Agripa, roído pelos vermes, depois de ter sido aclamado pelos habitantes de Tiro e de Sido como a um deus.
Vem depois nominado em 13,13 como “tetrarca”, e companheiro de infância de Manaen.
Citado em 23,35;

Nenhum comentário: