29/05/2007

Ananias e Safira (Act 5, 1-11)

Depois de tomarmos contacto com a personagem de Barnabé (Act 4,36), e com a sua generosidade, ao colocar aos pés dos apóstolos o valor de um terreno que vendera, aparece-nos agora este casal, usando de falsa generosidade.
A falsa generosidade de Ananias e Safira não está no facto de o casal ter guardado parte do valor do terreno para si, mas sim no facto de terem dito que ofereciam à comunidade a totalidade do valor do terreno que haviam vendido.
Ao apresentar apenas parte do valor do terreno Ananias procura enganar a Deus e não aos homens (cf. Act 5,5). Facto que torna esta acção de Ananias comparável à de Judas; agindo como instrumento de Satanás (cf. Lc 22,3; Jo 13,2.23).
Em jeito de segunda cena vemos aparecer Safira. Ao aparecer em cena Pedro não perde tempo em interroga-la e em certificar-se de que esta era cúmplice do marido. Desta forma também ela é merecedora do mesmo fim que Ananias.
A propósito da comunidade é de referir que é neste trecho Act 1-11, que pela primeira vez no livro dos actos aparece referida a palavra "ekklesia", o que expressa de forma mais evidente o peso que aqui se quer dar à comunidade, como comunidade de salvação.
Escusado será dizer que este casal apenas aparece neste trecho do livro dos actos dos Apóstolos.

Nenhum comentário: