01/06/2007

Construída na Pedra...

O termo “litos” que ocorre na primeira carta de Pedro está ausente da Carta de Tiago. Contudo mesmo não estando presente materialmente nesta carta, ela está de certo modo subentendida no contexto em que a carta é escrita e naquilo que ela quer transmitir.
A primeira Carta de Pedro diz-nos em 2,4: “Chegando-vos para Ele, a pedra viva, rejeitada, sim, pelos homens, mas para Deus eleita e preciosa.”Nesta frase podemos perceber o essencial da Carta de Tiago. Com um autor que sem duvida esta unido a esta pedra viva que é Cristo e que d’Ele recebe a vida numa união, escreve às comunidades a incentivá-las a se edificarem nesta única Pedra Viva que é Cristo e dela receberem a força que necessitam no momento histórico e social que estão viver.
A carta de Tiago é escrita num momento em que as comunidades a que é dirigida passam por tensões como: a dupla caracterização que as constroem, isto é, elas pertencem à história da aliança com o Povo de Deus, mas contudo também se inserem na dimensão cultural do império, que tenta absorver estas pequenas comunidades. Nesta tensão a comunidade corre o risco da diluição da sua identidade que nada mais é que esta edificação na Pedra Viva que é Cristo. Neste sentido temos na Carta de Tiago, mesmo sem a utilização do termo “litos” uma exortação a permanecerem unidos e edificados em Cristo donde brota a sua identidade e a perseverança na mesma no meio da pressão do império.
Na Carta de Tiago temos sobretudo uma exortação a uma vida Cristã autentica que só é possível quando a comunidade esta assente na Pedra Viva da qual brota a agua para manter a sua autenticidade para que nesta relação de fé possa derivar um compromisso sério com o mundo e com a história.

Nenhum comentário: