02/06/2007

A 1ª Carta de Pedro e o Dia do Juízo Final


Sobre o peso que o termo Julgar (crinein) tem na 1ª Carta de Pedro destaco os seguintes elementos:
1. Este termo e seus derivados surgem 6 vezes na 1ª Carta de Pedro. Apesar das poucas vezes que ocorre, é atribuído ao anúncio do Juízo uma grande importância: Deus fixou um Dia para julgar o universo com justiça por meio de Cristo que Ele ressuscitou dos mortos (1Pe 4,5).
2. A eminência do Juízo dita o comportamento que convém ter, pois o julgamento começa na casa de Deus (vimos nas aulas a importância do termo Casa – oikos; define, pois, a comunidade cristã como verdadeiro templo da Nova Aliança, consagrado pela inabitação do Espírito Santo, que vem substituir o Templo de Jerusalém) antes de se estender aos ímpios (1Pe 4,17).
3. O Dia do Julgamento e seu desfecho têm como critério essencial acreditar no Evangelho de Deus. Se o justo dificilmente se salva, qual será a sorte do ímpio e pecador (4,18)?
4. Também se afirma claramente que cada um será julgado segundo as suas próprias obras, sem fazer acepção de pessoas (1Pe 1,17) e sem esquecer que o critério fundamental é acreditar no Evangelho, acreditar na Palavra, testemunha viva de Cristo.
5. Na 1ª de Pedro assistimos também a um convite insistente ao temor de Deus como forma de prevenção para o Dia do Julgamento, no qual todos serão julgados segundo os seus actos (1,17; 2,17).
6. Em 1Pe 4,6 encontramos também uma importante distinção entre o juízo dos homens e o juízo de Deus: o primeiro é associado à vida corporal e o segundo à vida espiritual, que cada cristão é chamado a viver. Efectivamente, é o juízo de Deus que deve estar no horizonte do cristão, pois só Ele tem o poder para julgar os vivos e os mortos (1Pe 4,5).
Por tudo isto pode concluir-se que o tema do Julgamento escatológico está no horizonte da 1º Carta de Pedro, pautando o agir da comunidade nascente. É para o Dia do Julgamento que o cristão se deve preparar e orientar a sua vida, pois dele depende a Salvação. Acreditar no Evangelho, na Palavra, é o meio privilegiado para preparar esse Dia!

Nenhum comentário: