02/06/2007

A palavra "Fé em I Pedro e o conceito "Paroikos"

Na primeira carta de São Pedro, a palavra "fé" está ligada à palavra "Amar". Isto explicada
na sua exortação para "amar os irmãos na fé". O termo "irmãos" que Pedro usa neste contexto não tem nada a ver com o conceito de irmãos no sentido familiar (irmão de sangue), mas trata-se de um conceito que está em aberto, isto é, a tratar todos aqueles que vivem na terra como irmãos em cristo.
A dimensão eclesiologica neste contexto é muito claro. Ora, a eclesiologia de Pedro é uma ecelesiologia universal. Refere-se no fundo àqueles que reunem em nome de cristo e que aderiram à Palavra de Deus. Nesta comunidade unida por Cristo existe uma igualdade entre as nações. Já não há os nativos nem os estrangeiros. Existe só um povo que é o Povo de Deus, o povo reunido pela fé em Jesus Cristo. Os estrangeiros (paroikos) já não são intitulados como os de segunda classe, mas é como irmãos na fé. Por isso, Pedro convidou que amasse os irmãos na fé.
O amor baseado na fé segundo Pedro não é o amor humano, mas é o amor de própiro Deus. Deus é amor e, o amor de Deus é o amor universal, o amor que abarca toda a gente independentemente da sua raça, cultura e do seu país. Todos estão unidos em Cristo.

Nenhum comentário: