01/06/2007

Solidificando uma identidade...

A primeira carta de Pedro é uma carta que tem em vista a construção de uma identidade, a identidade cristã. A partir daqui vimos a importância fundamental da relação entre o conceito de “paroikos” e o conceito de “oikia” que permite identificar e traçar a identidade de um cristão.
Num primeiro aspecto a palavra “litos” pode-nos situar apenas o termo material, tão importante para construir uma casa material. Contudo também sabemos que a casa diz muito mais que um espaço meramente físico. È um espaço de relação, de identidade, onde aqueles que lá entram tornam-se pedras vivas na edificação de um edifício espiritual.
No capítulo dois desta carta temos a ocorrência abundante do termo “litos”. Numa primeira referência refere-se à Pedra Viva que é Cristo ressuscitado, Ele é a pedra angular onde é afirmada a vida de Deus.
Neste sentido a utilização deste termo na primeira carta de Pedro, como podemos constatar neste capítulo estabelece um paralelo entre a Pedra Viva que é Cristo e as Pedras Vivas que os cristãos são chamados a ser.
Neste sentido os cristão são chamados a construir uma casa espiritual, que é muito mais que a família de Deus que estávamos habituados a ouvir. Como casa espiritual eles são lugar onde se constrói a identidade numa relação com a única Pedra Viva que é Cristo.
A casa como lugar de construção de identidade, habitado por pedras vivas que são os Cristãos edificados na Pedra Viva que é Cristo, é na carta de Pedro o lugar da reafirmação e da solidificação da identidade comunitária das primeiras comunidades cristãs, como também uma exortação à coesão interna do grupo possível pela relação de intimidade que se estabelece nas casas.
Tudo isto permitia que as comunidades, chamadas à esperança, conseguissem ultrapassar os desafios que a história e cultura onde se inseriam lhes suscitavam.
O que era decisivo para essas comunidades cristãs não perderem a sua identidade era a ligação a Cristo, pedra viva, donde vem o sentido de pertença dos cristãos como também é a pedra da solidificação da identidade dos cristãos.

Nenhum comentário: