30/05/2007

SABEDORIA (σοφία)

A palavra “sabedoria” vem do grego, "sophia" (σοφία). Desta palavra derivam várias outras, como por exemplo, φιλοσοφία -"amor à sabedoria".
É um conceito diferente de "inteligencia" ou de "esperteza". Mesmo para "sophia" há conceitos diferentes: muitos fazem distinção entre a "sabedoria humana" e a "sabedoria divina" (teosofia).
Por Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Sabedoria divina será provavelmente a capacidade de aprofundar os conhecimentos humanos e elaborar as versões do Divino e questões semelhantes.
Como podemos ver na 1ª Carta de São Pedro a sabedoria é acima de tudo uma prática, uma arte ou habilidade, que pode ser também aplicada ao mal. A sabedoria, tal como a sensatez, distingue-se pelos seus frutos.
O livro da sabedoria fala-nos da sabedoria divina e da relação homem-sabedoria, da exaltação da sabedoria e da forma de recebê-la através de Deus.
A sabedoria no judaísmo era o conhecimento religioso e moral que capacitavam o homem para servir a Deus. A perspectiva que a sabedoria vem de Deus é basicamente judaica. Para o judeu, se adquiria sabedoria através do estudo da Torah, mas Tiago a coloca como um dom supremo e direito de Deus para o crente.
É claro que o estudo da Palavra também nos trará sabedoria (Salmo 119), mas também ela deve ser buscada através de uma oração com fé. O homem que duvida é como a onda do mar, inconstante e instável.

Nenhum comentário: