31/05/2007

Binómio bem - mal na 1Pedro

Ao ler a Primeira Carta de Pedro sentia sempre que existia um movimento que se distribuía por dois pesos numa oscilação, mas não conseguia denominar com exactidão as extremidades dessa oscilação. Ao reler esta exortação fervorosa através do binómio bem - mal parece-me que ele descreve bastante bem a impressão que sempre retive. Uma exortação que anima e fortifica esclarecendo o caminho a percorrer, dando directrizes concretas àqueles que se sentem como que perdidos, desencontrados, que são estrangeiros e estranhos na terra onde vivem.
Este paralelo estabelece não só o percurso a seguir como delimita o que se deve evitar, ou seja, onde está o bem e o que é mal. Assim neste movimento construído em progressão que o autor vai exortando os cristãos a permanecerem unidos a Cristo, identificando-se sempre profundamente com a Sua vida.
A palavra bem aparece 12 vezes na carta, em 4 formas gregas distintas e a palavra mal aparece 7 vezes, em 3 formas gregas distintas.

BEM - 13 vezes
2, 3 – «já que provaste que o Senhor é bondoso»
2, 12 – «seja bom vosso comportamento entre os gentios, para que, mesmo que falem mal de vós, como se fosseis malfeitores, vendo as vossas boas obras, glorifiquem a Deus, no dia da sua visita»
2, 14 – «seja aos governadores, como enviados seus para a punição dos malfeitores e para o louvor dos que fazem o bem»
2, 15 - «pois esta é a vontade de Deus, fazendo o bem, tapeis a boca à ignorância dos insensatos»
2, 20 – «Mas, que glória há em suportar com paciência, se sois esbofeteados por teres errado? Ao contrário, se, fazendo o bem, sois pacientes no sofrimento, isso sim constitui uma acção louvável diante de Deus»
3, 6 – «É o que vemos em Sara, que foi obediente a Abraão, chamando-lhe senhor. Dela vos tornareis filhas, se praticardes o bem e não vos deixares dominar pelo medo»
3, 11 – «afaste-se do mal e pratique o bem, busque a paz e siga-a.»
3, 13 – «E quem vos há de fazer mal, se sois zelosos do bem
3, 16 – «fazei-o, porém, com mansidão e temor, conservando a vossa boa consciência, para que, se em alguma coisa sois difamados, sejam confundidos aqueles que ultrajam o vosso bom comportamento em Cristo»
3, 17 – «pois, será melhor que sofrais – se esta é a vontade de Deus – por praticardes o bem do que praticando o mal»
4, 10 – «Todos vós, conforme o dom que cada um recebeu, conservai-vos ao serviço uns dos outros, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus»

MAL - 7 vezes
2, 16 - «Comportai-vos como homens livres, não usando a liberdade como cobertura para o mal, mas como servos de Deus»
3, 9 - «Não pagueis mal por mal, nem injúria por injúria; ao contrário bendizei, porque para isso fostes chamados, isto é, para seres herdeiros da benção»
3, 11 – «afaste-se do mal e pratique o bem, busque a paz e siga-a.»
3, 12 - «Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos estão atentos à sua prece, mas o rosto de Senhor se volta contra os que praticam o mal»
3, 13 – «E quem vos há de fazer mal, se sois zelosos do bem?»
3, 17 – «pois, será melhor que sofrais – se esta é a vontade de Deus – por praticardes o bem do que praticando o mal»

Nenhum comentário: